PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Not informed

Banca de DEFESA: MUSSA JAU

DISCENTE: MUSSA JAU
DATA: 29/08/2023
LOCAL: https://meet.google.com/jkb-rcgm-qua
TÍTULO: Política externa brasileira: uma análise dos acordos energéticos assinados entre o Brasil e os países africanos (1990-2022)
PALAVRAS-CHAVES: Política Externa Brasileira Para África; Setor Energético; Acordos Internacionais; Brasil-África
ÁREA: Ciência Política
SUBÁREA: Política Internacional
ESPECIALIDADE: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais
RESUMO: As questões energéticas ocupam posições de destaque nas políticas domésticas e externas dos países, tanto pela sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico, como também seus efeitos negativos, a exemplo de conflitos e degradação ambiental. Também, é uma das fontes de riquezas de um Estado, cujas políticas assertivas naquela área são determinantes na construção de uma nação e sua manutenção socioeconômica. No âmbito internacional, é através da política externa que os chefes da diplomacia articulam tanto para importar como exportar tais recursos e seus derivados. O presente trabalho busca analisar a Política Externa Brasileira para África, essencialmente os acordos internacionais com os países africanos no setor energético, entre 1990 e 2022. Para atingir os objetivos dessa pesquisa recorre-se a uma abordagem qualitativa, aplicado á análise documental e de conteúdos aplicados aos documentos de acordos energéticos levantados na plataforma Concórdia (MRE/BRASIL). Ademais foi aplicado as aplicações de técnicas descritivas dos dados do Enetrix, inovação tecnológica via web usada para análise da cooperação internacional em energia (Gesene/UFPB). No entanto, tais análises revelam informações relevantes para compreender a Política Externa Brasileira para a África, referentes à cronologia e tipologia dos acordos, parcerias e prioridades construídas, desempenho dos diferentes governos, assim como objetivos e interesses em temas de segurança energética, tais como (1) a garantia da soberania sobre os recursos naturais, (2) o papel das matrizes renováveis e não renováveis e (3) a busca pelo desenvolvimento sustentável, nos ajustes estabelecidos visando à cooperação do Brasil em matéria da energia no continente africano.
Presidente - 1890044 - HENRY IURE DE PAIVA SILVA
Interno - 1543895 - SAMIR PERRONE DE MIRANDA