PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

News

Professores Elia Cia Alves e Marcos Alan publicam capítulo no livro Pandemic Pedagogy. Teaching International Relations Amid COVID-19

Os professores Elia Cia Alves e Marcos Alan contribuíram para a obra Pandemic Pedagogy. Teaching International Relations Amid COVID-19, editada por Andrew A. Szarejko com o capítulo Teaching in Critical Junctures: Challenges to International Relations Bachelor’s Programs in Brazil During the COVID-19 Pandemic.

Através de uma análise interpretativa fundamentada na observação participativa e pesquisas conduzidas por universidades federais, os pesquisadores apresentaram como os programas de bacharelado em Relações Internacionais (RI) no Brasil se adaptaram às mudanças nas instruções online no contexto da pandemia do COVID-19. Diante de uma emergência sanitária, em meio a uma crise político-econômica, a transição para o ensino remoto passou por diversas turbulências no contexto brasileiro, agravada por desafios socioeconômicos, organizacionais, técnicos e operacionais. Como consequência, algumas instituições tiveram que parar, abruptamente, suas atividades de ensino. Nossa pesquisa revela os desafios para se preparar um ambiente seguro e os efeitos negativos das incertezas estruturais e conjunturais sobre a aprendizagem.

O livro está disponível AQUI.

Pré-print do capítulo disponível AQUI.