PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: JOÃO RICARDO DA SILVA

DISCENTE: JOÃO RICARDO DA SILVA
DATA: 30/07/2020
LOCAL: Plataforma virtual - Google Meet
TÍTULO: JOGOS EDUCATIVOS: UMA PROPOSTA PARA DINAMIZAR O ENSINO DA PARASITOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: parasitologia; jogos didáticos; investigação
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Parasitologia
RESUMO: O trabalho revela dados produzidos a partir do desenvolvimento e utilização de jogos educativos sobre a parasitologia com estudantes da 2ª série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Camelo, situada no município de Alhandra, PB. Reconhecendo a necessidade de disponibilizar metodologias mais atrativas, contextualizadas e que promovam a participação ativa dos jovens na construção do conhecimento, o estudo buscou observar a colaboração da construção do jogos didáticos na apreensão do conhecimento sobre infecções parasitárias por estudantes do ensino médio. O estudo recorreu a procedimentos qualitativos e quantitativos que foram realizados pela aplicação de questionários objetivos e rodas de conversas executadas antes e após a realização da atividade didática. Os resultados evidenciaram o estímulo a capacidade questionadora e participativa, notou-se cumulativamente uma maior quantidade de acertos nos questionários objetivos. Os estudantes consideraram a metodologia utilizada motivadora e facilitadora para a compreensão dos conteúdos estudados em sala de aula, desta forma verificou-se um aumento na participação e aprendizagem do tema desenvolvido, ocasionando maior compreensão da temática abordada. A metodologia utilizada possibilitou maior socialização do conhecimento e compreensão do método científico.
Presidente - 1680508 - BRUNO HENRIQUE ANDRADE GALVAO
Interno - 3089435 - WALLACE FELIPE BLOHEM PESSOA