PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: JOSE SILVIO DE SOUSA ARAUJO JUNIOR

DISCENTE: JOSE SILVIO DE SOUSA ARAUJO JUNIOR
DATA: 27/10/2020
LOCAL: UFPB
TÍTULO: A PROBLEMÁTICA DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL – MANUAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
PALAVRAS-CHAVES: Arboviroses. Meio ambiente. Prevenção.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
SUBÁREA: Ensino de Ciências e Matemática
RESUMO: A degradação ambiental provocada e acelerada a partir da urbanização tem mostrado sinais claros de que precisamos rever nossa relação com omeio ambiente. Qualquer atividade que o homem exerça no meio ambiente provoca impacto ambiental que, infelizmente, em sua maioria é negativo. Consequentemente, ocorre o aumento do número de doenças na população, provocadas por arboviroses tais como dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo Aedes aegypti, que vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais com muita intensidade. Para avançarmos sobre esse problema, énecessário inserir a educação ambiental como instrumento para o envolvimento da comunidade escolar. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve o objetivo de desenvolver, por meio da Educação Ambiental (EA), estratégias educativas para o ensino de Biologia relacionado ao combate à dengue, zika e chikungunya, por meio de uma Sequência Didática (SQDD). Especificamente, identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre EA e doenças transmitidas pelo Aedes aegypti para subsidiar a construção de um manual; elaborar uma SQDD voltada para a EA e sua relação no combate a arboviroses; aplicar aos alunos e validar a SQDD; construir um manual de práticas educativas para promoção de novos hábitos que reflitam a conscientização ambiental e que contribuam com o controle endêmico da dengue, zika e chikungunya. Para isso, foram realizados um pré-teste e um pós-teste com alunos da 2º série do Ensino Médio, cujos resultados foram obtidos a partir dos questionários e participação dos estudantes na execução de diferentes atividades. Os resultados mostraram a viabilidade da sequência didática, que evidenciou uma melhora no entendimento dos alunos na relação ambiente e arbovirores. As falas dos alunos externaram ampliação de conceitos, assim como nos registros do pós-teste. Os alunos conseguiram ampliar conceitos, externar que o combate às arboviroses passa pelo cuidado com o ambiente, e que a parceria poder público e a população é de suma importância para combater o problema. Um Manual de Práticas Educativas foi produzido nesta pesquisa. Ele apresenta a sequência didática executada pelos alunos. Por meio desse processo, os alunos conheceram sua comunidade e vivenciaram a Educação Ambiental mediante o combate à dengue, zika e chikungunya.
Presidente - 1297269 - CARLA SORAIA SOARES DE CASTRO
Interno - 1186427 - FABIO MARCEL DA SILVA SANTOS