PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

Not informed

News

NOTA À SOCIEDADE PARAIBANA, À COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFPB E AOS COLETIVOS DA SAÚDE COLETIVA BRASILEIRA

O Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba vem, por meio de sua comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnica administrativa), manifestar seu profundo pesar diante da triste, desumana e cruel marca que, no dia de hoje, nossa nação chegou. Já somam 300.000 vidas perdidas pela Covid-19.

É imensa e profunda a tristeza com tantas vidas que nos deixaram. Com tanta potência, boniteza, criatividade e sensibilidade que se foram com cada uma dessas mais de trezentas mil vidas.

Registramos nosso luto, ao tempo que manifestamos nossa profunda e incondicional solidariedade com tantas lágrimas, dores e feridas que ficaram nas vidas de cada família e redes de apoio e amizade.

Como já reafirmado amplamente pela comunidade científica, no momento atual, somente políticas rigorosas de distanciamento físico, com o apoio ágil as pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, bem como a vacinação em massa da população, constituem políticas consistentes de enfrentamento e de superação desse quadro desafiador.

Enquanto comunidade acadêmica desse Programa, reiteramos nosso compromisso com a produção de pesquisas, estudos e estratégias de ação que consigam efetivamente incidir com práticas sociais e com políticas públicas de enfrentamento e de superação, capazes de construir esforços a mais para contribuir para que a sociedade rume para dias melhores.

O histórico do Programa e de seus protagonistas nos permite assegurar que nossa atuação acadêmica se constitui, durante esse atual processo, em uma contribuição científica e profissional profundamente dedicada com uma agenda pública civilizatória, progressista e humanizadora.

Nossos(as) discentes, docentes e técnica administrativa têm trabalhado diuturnamente nesse sentido, seja com uma intensa carga de trabalho via remota, seja via híbrida e, em alguns casos, com continuidade de atividades de orientação e pesquisa nos serviços e nas comunidades.

Temos a plena convicção de que o luto não nos imobiliza, mas mobiliza a luta pedagógica, dialógica, científica e propositiva de cada um e de cada uma de nós.

E, nesse sentido, reafirmamos, incondicionalmente, o direito a saúde e a defesa e o necessário fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Finalmente, manifestamos nossos mais sinceros e profundos agradecimentos aos trabalhadores e as trabalhadoras da saúde, em todos os níveis e cenários de atenção, pelo cuidado as pessoas nesse contexto delicado, com sua perseverança e seu compromisso, bem como nosso agradecimento aos coletivos, movimentos e práticas populares e comunitárias dedicados a mobilização de redes de apoio e de solidariedade em diversos territórios em todo o país.

Comunidade acadêmica do PPGSC

João Pessoa, 25/03/2021