PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FLAVIA LAIS GOMES FORTUNATO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIA LAIS GOMES FORTUNATO
DATA: 14/08/2018
LOCAL: Sala de Aula do PPGAgro
TÍTULO: Análise de geração para caracteres de porte e qualidade de fruto em pimenteiras ornamentais (Capsicum annuum L.).
PALAVRAS-CHAVES: Capsicum annuum, herança, controle genético.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Melhoramento Vegetal
RESUMO: As pimentas sao cultivadas em todo o mundo, e seu agronegocio vem ganhando maior participacao no mercado devido a grande variedade de produtos, usos, e formas de consumo. O cultivo de pimentas ornamentais e uma nova tendencia no mercado consumidor brasileiro e vem aumentando gradualmente em todo o mundo. A grande variabilidade genetica existente no genero Capsicum sao condicoes basicas para o melhoramento genetico desse genero. O conhecimento da interacao genica e da heranca e essencial para a definicao de estrategias eficientes de melhoramento. Desta forma, este estudo teve como objetivo estimar os parametros geneticos e efeitos genicos envolvidos na heranca de caracteres de porte, flor e fruto em geracoes segregantes de pimenteiras ornamentais (Capsicum annuum). O experimento foi desenvolvido em casa de vegetacao, no Laboratorio de Biotecnologia Vegetal, da Universidade Federal da Paraiba (UFPB), Areia - PB. No primeiro capitulo foram utilizados como genitores dois acessos de pimenteiras ornamentais (Capsicum annuum L.) pertencentes ao banco de germoplasma de hortalicas da Universidade Federal da Paraiba (BGH-UFPB): UFPB 347 e UFPB 356. No segundo capitulo foram utilizados como genitores os acessos UFPB 349 e UFPB 356. Estes parentais foram cruzados para a obtencao da geracao F1, esta foi autofecundada para a obtencao da geracao F2. As geracoes de retrocruzamento RC1 e RC2 foram obtidas atraves do cruzamento entre a F1 e os parentais P1 e P2, respectivamente. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, sendo avaliadas cinco plantas de cada parental (P1 e P2), 20 plantas da geracao F1, 90 plantas da geracao F2 para cruzamento 347 x 356, e 88 plantas para o cruzamento 349 x 356, e 40 plantas do RC1 e do RC2. Foram avaliados 19 caracteres quantitativos referentes a planta, inflorescencia e fruto. Os dados obtidos foram submetidos a analise de geracao, e os efeitos dos modelos foram submetidos ao teste t em nivel de 5% de significancia. Para a analise de geracao envolvendo os parentais 347 e 356 altos valores de herdabilidade no sentido amplo foram observados para o comprimento da corola, diametro das petalas, peso do fruto, comprimento do fruto e espessura do pericarpo. Porem, apenas o comprimento da corola apresentou alta herdabilidade de sentido restrito. O modelo aditivo-dominante (m, a, d) foi adequado para explicar os parametros geneticos da maioria das caracteristicas avaliadas, com excessao do comprimento da antera e teor de materia seca, em que o modelo aditivo-dominante foi inadequado, sendo interpretado o modelo completo. Na analise de geracao envolvendo os parentais 349 e 356, apenas a altura da planta e espessura do pericarpo apresentaram alta herdabilidade no sentido amplo e restrito. O modelo aditivo-dominante (m, a, d) foi adequado para explicar os parametros geneticos da maioria das caracteristicas. No entanto, para o diametro da copa, diametro das petalas, comprimento do pedicelo e teor de materia seca o modelo aditivo-dominante foi inadequado, recomendando-se a interpretacao do modelo completo.
Presidente - 388165 - ELIZANILDA RAMALHO DO REGO
Interno - 388164 - MAILSON MONTEIRO DO REGO