PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JEAN PIERRE CORDEIRO RAMOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEAN PIERRE CORDEIRO RAMOS
DATA: 22/05/2019
LOCAL: Auditório do PPGA/CCA
TÍTULO: PREDIÇÃO DE GANHOS GENÉTICOS VIA ÍNDICE DE SELEÇÃO E MODELOS MISTOS EM AMENDOIM INDICADO PARA O AMBIENTE SEMIÁRIDO
PALAVRAS-CHAVES: Arachis hypogaea, variabilidade, melhoramento, procedimentos de seleção.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Melhoramento Vegetal
RESUMO: O amendoim e uma leguminosa de importancia mundial, sendo bastante cultivada no Brasil, principalmente na regiao Sudeste. O Nordeste brasileiro apresenta potencial para o cultivo dessa especie, porem devido a limitacoes climaticas como altas temperaturas e deficit hidrico seu cultivo mostra-se vulneravel. A obtencao de cultivares adaptados a essas condicoes e uma das principais estrategias adotadas nos programas de melhoramento que visam possibilitar o cultivo do amendoim nessa regiao. Para tanto, ferramentas genetico-estatisticas sao de fundamental importancia, por proporcionar estimativas das proporcoes de cada fonte de variacao avaliada em ensaios experimentais. Dentre os principais estimadores, pode-se citar a variancia genetica, o coeficiente de variacao genetico, herdabilidade e acuracia seletiva, servindo de pressuposto basico para a realizacao de selecao e consequente ganhos geneticos. Com o objetivo de estimar ganhos obtidos por meio de praticas seletivas no amendoim cultivado, procedeu-se este estudo, em dois niveis (capitulos). O primeiro capitulo reporta sobre ganhos de selecao de familias de amendoim RC1F3, resultante de cruzamento entre anfidiploide sintetico (A. batizocoi K9484 x A. duranensis SeSn 2848)4x e a cultivar comercial BR1 (A. hypogaea subsp. fastigiata), submetidas a supressao hidrica moderada, visando selecao de materiais tolerantes a seca. Para tanto, as 13 familias RC1F3 foram cultivadas em ambiente controlado e submetidas a 15 dias de supressao hidrica. Duas cultivares precoces e tolerantes a seca (BR1 e Senegal 55 437) foram utilizadas como testemunhas. Oito caracteres agronomicos foram adotados para caracterizacao dos materiais. Os procedimentos de selecao se basearam em modelos mistos (REML/BLUP) e indice de selecao de Soma de Ranks, proposto por Mulamba & Mock. Verificou-se relativa predominancia da variancia residual em detrimento da variancia genotipica, indicando existencia de segregacao dentro das familias. Valores de elevada acuracia foram encontrados para a maioria dos caracteres. Das 13 familias avaliadas, tres se destacaram nas caracteristicas agronomicas, com ganhos para numero de vagens/planta, comprimento da vagem e numero de sementes por vagem, alem de aumento de precocidade em pelo menos 1 dia. O segundo capitulo trata o estudo cujo objetivo e estimar quais seriam as combinacoes entre sete indices de selecao e cinco diferentes conjuntos de pesos economicos, aplicados ao amendoim tipo runner, que proporcionem ganhos geneticos superiores e equilibrados para os caracteres avaliados. Assim, onze genotipos do tipo runner foram avaliados em relacao a nove caracteristicas agronomicas. Os indices utilizados foram: o indice classico de Smith e Hazel (SH), indice baseado em Ganhos Desejados de Pesek e Baker (PB), indice base de Williams (W), indice livre de pesos e parametros de Elston (E), indice multiplicativo de Subandi et al. (S), indice com base na distancia em relacao ao ideotipo de Cruz (GI) e o indice baseado em Soma de Ranks de Mulamba e Mock (MM). Os pesos economicos foram: levando em conta os caracteres principais (CP), peso 1 (P1) para todos os caracteres, coeficiente de variacao genetica (CVg), desvio padrao genetico (DPg) e o coeficiente “B” obtido via regressao multivariada. Foi constatado efeito significativo dos genotipos para todos os caracteres avaliados (p < 0,01), indicando que existe variabilidade genetica entre os materiais estudados. A herdabilidade mostrou valores elevados para a maioria dos caracteres (acima de 90%), indicando progresso genetico com ciclos de selecao. As combinacoes SH-CP, SH-P1, SH-DPg, W-P1 e W-PDg, seguida de MM-CP, MM-CVg, MM-DPg, GI-CP, GI-P1, GI-CVg, GI-DPg e E, indicaram ganhos superiores para os caracteres relacionados a producao, porem com valores insatisfatorios para inicio de floracao e Ciclo. De forma geral, o indice de Mulamba e Mock quando aplicado com o peso 1 para todos os caracteres foi o mais promissor, por ser capaz de equilibrar os ganhos proximos aos limites maximos obtidos via selecao direta, tanto para caracteres relacionados a producao quanto a precocidade.
Presidente - 174.693.334-87 - ROSEANE CAVALCANTI DOS SANTOS - EMBRAPA
Interno - 333400 - ADEMAR PEREIRA DE OLIVEIRA