PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANDRESSA KAMILA SOUZA ALVES

DISCENTE: ANDRESSA KAMILA SOUZA ALVES
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Auditório PPGA CCA
TÍTULO: Aplicação de reguladores de crescimento na qualidade pós-colheita de batata doce (Ipomoea batatas)
PALAVRAS-CHAVES: Fitormônios, açúcares, raízes tuberosas
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO: A batata doce (Ipomoea batatas L. (Lam.)) é uma importante fonte energética e consumida em grande parte do mundo, principalmente em países subdesenvolvidos . O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de reguladores de crescimento (nas características pós-colheita de batata doce. O experimento de campo foi realizado na Universidade Federal da Paraíba (CCA – Areia – PB) utilizando delineamento em blocos casualizados em esquema fatorial 4 tipos de reguladores de crescimento) e 6 doses, com 3 repetições, sendo esses o Ethrel® , Nitrato de Cálcio, Stimulate® e o Acadian®. As características dos tubérculos foram avaliadas no laboratório pós colheita da Universidade Federal da Paraíba (CCA – Areia – PB), e as análises foram o teor de glicose, sacarose, açúcares totais, amido, sólidos solúveis totais, acidez, pH e cinzas. Os dados foram submetidos ao teste de normalidade (Shapiro-Wilk) e homogeneidade (Bartlett) e, em seguida, à análise de variância. Os dados não foram significativos (P>0,05) e, por isso, análises descritivas foram realizadas. A aplicação de reguladores de crescimento (Acadian®, Ethrel®, nitrato de cálcio e Stimulate®), aplicados na pré-colheita , não foram eficientes na pós-colheita de batata doce.
Presidente - 1916066 - THIAGO JARDELINO DIAS
Interno - 338246 - SILVANDA DE MELO SILVA