PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: ANTONIA DÉBORA CAMILA DE LIMA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIA DÉBORA CAMILA DE LIMA FERREIRA
DATA: 28/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO: Isolamento e caracterização de Bacillus thuringiensis e Lysinibacillus sphaericus com potencial para controle de Lepidoptera, Coleoptera e Diptera.
PALAVRAS-CHAVES: Bactérias entomopatogênicas; Controle biológico; Anticarsia gemmatalis, Helicoverpa armigera, Spodoptera frugiperda e Anthonomus grandis; Culexe quinquefasciatus e Aedes aegypti.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Entomologia Agrícola
RESUMO: Os insetos-praga são responsáveis por causarem sérios prejuízos econômicos e sociais a população, seja danos à produção agrícola ou pela transmissão de doenças a pessoas e animais. As bactérias Bacillus thuringiensis (Bt) e Lisynibacillus sphaericus (Ls) vem sendo amplamente estudadas para controle de pragas devido o potencial inseticida que apresentam a diferentes ordens, sendo exploradas principalmente para formulação de bioinseticidas, ou como agentes doadores de genes para construção de plantas transgênicas. O objetivo desta pesquisa foi realizar a prospecção de novas cepas de B. thuringiensis e L. sphaericus com ação inseticida a pragas de importância agrícola e também vetores de doenças. Ao todo foram processadas 159 amostras de solo que deram origem a 125 isolados que foram armazenados no Banco de Bactérias Entomopatogênicas da EMBRAPA/CENARGEN. Estes isolados foram avaliados quanto a sua toxicidade para insetos da ordem Lepidoptera (Spodoptera frugiperda, Helicoverpa armigera e Anticarsia gemmatalis, Coleoptera (Anthonomus grandis) e Diptera (Aedes aegypti e Culex quinquefasciastus). As estirpes mais patogênicas foram selecionadas e caracterizadas morfologicamente por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e pelo perfil proteico e molecular. Após realização dos bioensaios, foi possível selecionar pelo menos uma estirpe com alta atividade inseticida para cada uma das seis espécies de insetos pragas testados. Entre as estripes selecionadas, estão S2728 e S2744 que apresentaram atividade inseticida para Spodoptera frugiperda e Anthonomus grandis, e também inclusões cristalinas evidenciadas por MEV, levando a crer que se tratava de duas estripes de B. thuringiensis (Bt). Porém, a análise de genes clássicos para Bt, via reação em cadeia da polimerase (PCR), não geraram nenhuma amplificação, sugerindo que outros fatores poderiam estar associados a toxicidade dessas cepas, e por isso foi realizado o sequenciado do genoma desses materiais utilizando o sistema de sequenciamento Novaseq. As análises realizadas até então, permitiram concluir que as mesmas pertençam o complexo do grupo B. cereus lato senso, sem revelar com exatidão a espécie. A análise das sequências por BLASTn dos ORFs mostrou a presença de um gene responsável por codificar uma proteína do grupo de Proteínas Indutoras de Necrose e etileno (NEP Like Proteins - NLP), e embora existam poucos relatos sobre a o efeito de proteínas do grupo NPLs para invertebrados, os complexos proteicos presentes nas estirpes 2728 e 2744 dão indícios da atividade entomopatogênica dessas proteínas por meio do reconhecimento dos açúcares presentes na membrana intestinal do inseto, mediado pela ligação da lectina hemolítica ou a hemaglutinina. Este estudo também contribuiu para o enriquecimento do acervo do Banco de Bactérias Entomopatogênicas EMBRAPA/CENARGEN, constituindo-se como importante recurso genético que pode ser explorado para outras aptidões além do potencial inseticida.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716310 - CARLOS HENRIQUE DE BRITO
Interno - 1126094 - JACINTO DE LUNA BATISTA
Externo à Instituição - JOSE EDMILSON MIRANDA
Externo à Instituição - LILÍAN BOTELHO PRAÇA
Externo à Instituição - PAULO ROBERTO MARTINS QUEIROZ