PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FÁBIO RODRIGO ARAUJO PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁBIO RODRIGO ARAUJO PEREIRA
DATA: 26/02/2021
LOCAL: Google Meets
TÍTULO: BIOMETRIA DE FRUTOS E CARACTERIZAÇÃO FISIOLÓGICA DE MUDAS DE UMBUZEIROS (Spondia tuberosa Arruda Câmara) IRRIGADAS COM ÁGUA SALINA
PALAVRAS-CHAVES: Anacardiaceae. Caatinga. Salinidade. Estresse
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Fisiologia de Plantas Cultivadas
RESUMO: Spondias tuberosa Arruda Camara é uma espécie de valor socioeconômico para o Nordeste brasileiro, sendo importante para indústria de alimentos e para consumo in natura. Objetivou-se realizar a biometria de frutos umbus de quatro municípios paraibanos e avaliar a resposta fisiológica das mudas formadas a partir desses frutos sob estresse salino. A pesquisa foi realizada entre março e maio/2020 para caracterização biométrica e de junho/2020 a janeiro/2021 para caracterização fisiológica das mudas. Na biometria do fruto, estudou-se a massa total; comprimento; diâmetro; matéria fresca, rendimento e presença de pelos, enquanto que para o endocarpo, avaliou-se peso; comprimento, diâmetro e largura. Para o estresse salino das mudas de umbuzeiros, avaliou-se a concentração interna de CO2(Ci), taxa transpiratória (E), assimilação líquida de CO2(A), eficiência instantânea de carboxilação (ACi) e a inflorescência da clorofila. Adotou-se o DIC e DBC respectivamente nos estudos e os dados foram submetidos à ANOVA e análise de componentes principais, com emprego do software R. Frutos de Queimadas e São Vicente do Seridó apresentaram melhores caracteres morfológicos quanto a massa total, comprimento, diâmetro, matéria fresca e rendimento do fruto, sendo aqueles que apresentaram biometria mais adequadas às características de comercialização, especialmente quando se refere à agroindústria. Frutos provenientes de Boqueirão apresentaram maior peso de endocarpo. A maioria dos frutos avaliados apresentou pelos em suas cascas, o que pode ser uma característica indesejável para consumo in natura por pessoas alérgicas. Com os componentes principais, obteve-se que os frutos de Queimadas foram os que apresentam maior tamanho, enquanto os frutos de São Vicente de Seridó apresentaram maior rendimento. Na avaliação da fisiologia das mudas sob estresse salino, observou-se fenotipicamente como características primárias, amarelecimento, murcha e queda de folhas, em resposta à toxicidade ocasionadas pela solução salina, já no início dos tratamentos. Aos 10 dias de tratamento salino, cerca de 3% de cada muda submetida à 50,100 e 150mM de cloreto de sódio, tiveram perda de suas folhas e 10% para aquelas submetidas à 200mM de Nacl. Com a ANOVA, encontrou-se efeito significativo dos níveis de salinidade, a 1% de probabilidade, sobre a concentração interna de CO2, transpiração e fotossíntese, aos 30 e 45 dias. O valor de Ci tendeu a diminuir à medida que se ampliou a exposição das plantas às maiores soluções salinas, com maior redução do CO2 nas mudas com 100mM de NaCl. Nas plantas com 200mM, o valor de Ci foi maior, porém foi a concentração que ocasionou maior queda total de folhas e mortalidade das mudas. A transpiração foi afetada pela elevação da salinidade no decorrer de imposição do estresse, com decréscimos significativos. O efeito linear decrescente do NaCl foi obtido mais acentuadamente para 100mM de NaCl, onde os valores de E variaram entre 1,12 mmol m2s-1 e 0,79 mmol m2s-1 aos 30 e 45 dias sob estresse salino, respectivamente, com decréscimo de 13,1% em 15 dias. Em relação a taxa de assimilação de CO2 (A) observou-se maior redução linear nas plantas submetidas à 200mM de cloreto de sódio com redução de 0,71µ mol CO2 m2s-1 entre a primeira e segunda avaliação. Mudas submetidas a 150mM de NaCl, foram as que apresentaram maior resistência fisiológica, tendo o valor de A, elevado de 1,18 para 1,51 µ mol CO2 m2s-1. A diminuição da fotossíntese, encontrada no geral, pode estar associadas às estratégias que as plantas desencadeiam como respostas às condições de estresse.
Presidente - 1347774 - WALTER ESFRAIN PEREIRA
Interno - 357.001.064-34 - JACOB SILVA SOUTO - UFCG