PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JOABE FREITAS CRISPIM

DISCENTE: JOABE FREITAS CRISPIM
DATA: 27/12/2021
LOCAL: Google meet
TÍTULO: Teste de geração precoce em pimenteiras ornamentais
PALAVRAS-CHAVES: Melhoramento, Valor de Cultivo e Uso, Linhagens
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Melhoramento Vegetal
RESUMO: Nos últimos anos tem ocorrido um crescimento notável no mercado brasileiro de plantas ornamentais e, nesse sentido, a produção de pimenteiras para este segmento têm demonstrado grandes potencialidades e expectativas. Assim, a caracterização morfoagronômica torna-se uma importante ferramenta, capaz de fornecer uma série de informações sobre o potencial dos genótipos dentro do programa de melhoramento. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de avaliar linhagens de pimenteiras ornamentais (Capsicum annuum L.) com base em ensaios de competição. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na Universidade Federal da Paraíba em dois anos/ciclos de cultivo. Foi adotado um delineamento inteiramente casualizado, com seis linhagens provindas de uma geração F2 (58, 174, 232, 239, 250 e 273), cujos progenitores são Genitor UFPB 390 e UFPB 137, pertencentes ao Banco de Germoplasma de Capsicum spp. do CCA/UFPB. Foram utilizadas cinco testemunhas comerciais (Espaquetinho, Etna, Pirâmide, Calypso e Stromboli). Foi utilizado 10 repetições por genótipo. As plantas foram avaliadas de acordo com 23 descritores quantitativos de flor, porte e fruto. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas utilizando-se o teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Todas as análises estatísticas foram realizadas com o software GENES. Observou-se interação significativa (p ≤ 0,05) entre os fatores Ano e Genótipo para todas as variáveis, exceto peso do fruto (PF) e espessura do pericarpo (EP). As linhagens 58, 232 e 250 mostraram-se promissoras e, portanto, são recomendadas para seleção e avanço de geração, em virtude da presença de características desejáveis de relevante valor estético para fins ornamentais.
Presidente - 388165 - ELIZANILDA RAMALHO DO REGO
Interno - 388164 - MAILSON MONTEIRO DO REGO