PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBERT EINSTEIN MATHIAS DE MEDEIROS TEODOSIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBERT EINSTEIN MATHIAS DE MEDEIROS TEODOSIO
DATA: 29/03/2022
LOCAL: Defesa remota pelo Google Meet
TÍTULO: FRUTOS DO GÊNERO Spondias DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO SÃO FONTES DE BIOATIVOS BENÉFICOS À SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Spondias sp.; Spondias tuberosa; compostos bioativos; perfil de carotenoides; atividade antioxidante; biofortificação.
RESUMO: Os frutos do gênero Spondias de ampla ocorrência no Semiárido brasileiro podem ser considerados tesouros de compostos bioativos que conferem benefícios à saúde humana. Entretanto, ainda se faz necessário conhecimentos aprofundados sobre as propriedades funcionais destes frutos, que apresentam potencial de atender as demandas de biofortificação da merenda escolar infantil das áreas de ocorrência e de servirem para colorir alimentos, valorizando o seu consumo e fortalecendo as cadeias produtivas. Assim, o presente estudo buscou caracterizar e comparar o aporte de compostos bioativos e o potencial funcional de frutos de acessos de três espécies do gêneros Spondias de ocorrência do Semiárido brasileiro (Spondias sp., ‘Cajarana do Sertão’, Spondias sp., ‘Umbu-cajᒠe Spondias tuberosa, ‘Umbu’), identificando e quantificando os perfis de carotenoides, avaliando o aporte de compostos bioativos e a atividade antioxidante. Além do aporte de compostos bioativos, o umbu apresenta a maior relação SS/AT, indicando seu uso tanto para consumo fresco quanto para processamento. Frutos de Cajarana do Sertão apresentam maior teores de ácido ascórbico, flavonoides amarelos, carotenoides (zeaxantina, β-caroteno e β-criptoxantina), caracterizados pela colaoração alaranjada intensa e atividade antioxidante, enquanto que os frutos de umbu-cajá possui o maior teor de polifenóis. Os frutos do gênero Spondias mostram amplo potencial para o consumo fresco, bem como para fortificação/coloração de alimentos, além do desenvolvimento de novos produtos de elevado apelo ao consumo pelos níveis significativos de compostos bioativos benéficos para a saúde humana.
Presidente - 338246 - SILVANDA DE MELO SILVA
Interno - 1347485 - REJANE MARIA NUNES MENDONCA