PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLA ALVES DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLA ALVES DE MELO
DATA: 10/08/2018
HORA: 15:00
LOCAL: sala de Reuniões do PPGCI
TÍTULO: PRÁTICAS INFORMACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA CRÍTICA EM INFORMAÇÃO: Um estudo na Bamidelê – Organização de Mulheres Negras da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Práticas Informacionais. Competência Crítica em Informação. Feminismo. Feminismo Negro. Interseccionalidade. Relações de Gênero.
PÁGINAS: 56
RESUMO: Há muito as mulheres vêm sendo invisibilizadas na construção da sociedade e do conhecimento. No entanto, os discursos que asseguram essa sujeição, revelam, ao mesmo tempo, formas de resistência. Assim, pode-se dizer que a informação se coloca hoje como uma das mais importantes ferramentas para o empoderamento de segmentos sociais historicamente oprimidos. Baseando-se nessas premissas, esse trabalho tem como objetivo compreender se/como as práticas informacionais desenvolvidas pelas feministas negras, que atuam na Bamidelê, têm contribuído para a construção de Competências Críticas em Informação que as possibilitam orientar suas ações de enfrentamento às relações de dominação/submissão de gênero e étnico/raciais. Para tanto, lança mão dos seguintes objetivos específicos: 1. Traçar o perfil das feministas negras que atuam na Bamidelê; 2. Mapear as Práticas Informacionais realizadas por elas; 3. Identificar quais Práticas Informacionais vem contribuindo para a construção de uma Competência Crítica em Informação por parte dessas mulheres; 4. Analisar como a Competência Crítica em Informação contribui para o enfrentamento das feministas negras da Bamidelê. É um estudo realizado por meio de pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, onde os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Trata-se de uma pesquisa correlacional, que visa relacionar os conceitos de Práticas Informacionais e Competência Crítica em Informação. O texto está construído em quatro partes: percurso metodológico; Feminismos, Gênero e Interseccionalidade; Práticas Informacionais e Competência Crítica em Informação; e a análise dos resultados. Os dados da pesquisa serão analisados através da análise temática de conteúdo, por meio da técnica de categorização, com base nas categorias analíticas abordadas no trabalho. Essa pesquisa constitui numa contribuição teórica para os recentes estudos da Competência Crítica em Informação, conceito relativamente novo, possibilitando sua articulação com os estudos das Práticas Informacionais. Além disso, é uma importante contribuição para as pesquisas de gênero – tema com bastante ascensão científica, porém de produção ainda tímida na Ciência da Informação –, possibilitando sua articulação com outros marcadores sociais, tais como raça e etnia. Contribui, ainda, para a divulgação do trabalho realizado pela Bamidelê, ao passo que serve como instrumento de empoderamento feminino e resistência, tão pertinente ao período de retrocessos de direitos que vivemos no Brasil atualmente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Externo ao Programa - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO
Externo ao Programa - 338286 - SUELLY MARIA MAUX DIAS
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO ÁVILA ARAÚJO