PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLA ALVES DE MELO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLA ALVES DE MELO
DATA: 10/08/2018
HORA: 15:00
LOCAL: sala de Reuniões do PPGCI
TÍTULO: PRÁTICAS INFORMACIONAIS E A
CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA CRÍTICA EM INFORMAÇÃO:
Um estudo na Bamidelê Organização de Mulheres Negras da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Práticas Informacionais. Competência Crítica em Informação. Feminismo.
Feminismo Negro. Interseccionalidade. Relações de Gênero.
PÁGINAS: 56
RESUMO: Há muito as mulheres vêm sendo invisibilizadas na construção da sociedade e do
conhecimento. No entanto, os discursos que asseguram essa sujeição, revelam, ao mesmo
tempo, formas de resistência. Assim, pode-se dizer que a informação se coloca hoje como
uma das mais importantes ferramentas para o empoderamento de segmentos sociais
historicamente oprimidos. Baseando-se nessas premissas, esse trabalho tem como objetivo
compreender se/como as práticas informacionais desenvolvidas pelas feministas negras, que
atuam na Bamidelê, têm contribuído para a construção de Competências Críticas em
Informação que as possibilitam orientar suas ações de enfrentamento às relações de
dominação/submissão de gênero e étnico/raciais. Para tanto, lança mão dos seguintes
objetivos específicos: 1. Traçar o perfil das feministas negras que atuam na Bamidelê; 2.
Mapear as Práticas Informacionais realizadas por elas; 3. Identificar quais Práticas
Informacionais vem contribuindo para a construção de uma Competência Crítica em
Informação por parte dessas mulheres; 4. Analisar como a Competência Crítica em
Informação contribui para o enfrentamento das feministas negras da Bamidelê. É um estudo
realizado por meio de pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, onde os dados
serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Trata-se de uma pesquisa
correlacional, que visa relacionar os conceitos de Práticas Informacionais e Competência
Crítica em Informação. O texto está construído em quatro partes: percurso metodológico;
Feminismos, Gênero e Interseccionalidade; Práticas Informacionais e Competência Crítica em
Informação; e a análise dos resultados. Os dados da pesquisa serão analisados através da
análise temática de conteúdo, por meio da técnica de categorização, com base nas categorias
analíticas abordadas no trabalho. Essa pesquisa constitui numa contribuição teórica para os
recentes estudos da Competência Crítica em Informação, conceito relativamente novo,
possibilitando sua articulação com os estudos das Práticas Informacionais. Além disso, é uma
importante contribuição para as pesquisas de gênero tema com bastante ascensão científica,
porém de produção ainda tímida na Ciência da Informação , possibilitando sua articulação
com outros marcadores sociais, tais como raça e etnia. Contribui, ainda, para a divulgação do
trabalho realizado pela Bamidelê, ao passo que serve como instrumento de empoderamento
feminino e resistência, tão pertinente ao período de retrocessos de direitos que vivemos no
Brasil atualmente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Externo ao Programa - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO
Externo ao Programa - 338286 - SUELLY MARIA MAUX DIAS
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO ÁVILA ARAÚJO