PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELLE DE MOURA ARANTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELLE DE MOURA ARANTES
DATA: 31/10/2017
LOCAL: PPGCI/DCI
TÍTULO: PROSPECÇÃO DE CENÁRIOS: UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO ELETRÔNICO NACIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da informação e do conhecimento, Governo Eletrônico, Cenários prospectivos.
RESUMO: Posto que existe uma necessidade evidente de organizar as atividades administrativas do governo às premissas apontadas acima, as organizações públicas deverão adequar suas rotinas a fim de dispor seus processos e procedimentos no meio eletrônico. Entretanto, essas mudanças não abrangem apenas recursos tecnológicos, uma vez que outros atores também estarão envolvidos no processo. Para isso, faz-se necessária uma pesquisa a fim de identificar os fatores condicionantes à efetiva implementação do PEN. O que leva ao seguinte problema de pesquisa: Quais os cenários possíveis em uma implementação do PEN na UFPB? Uma vez que o PEN tem como meta atender às determinações legais em relação aos processos administrativos em todas as esferas do poder público a fim de instrumentalizar as atividades administrativas públicas aos meios eletrônicos disponíveis, apresenta-se como objetivo geral dessa pesquisa estudar cenários prospectivos para a implementação do PEN, através do Sistema Integrado atualmente em uso na UFPB para o desempenho das atividades administrativas, o SIPAC. Como objetivos específicos propõe-se: 1) Identificar os atores envolvidos na implementação do PEN; 2) Recensear as variáveis que poderão influenciar as ações desenvolvidas e descrever suas relações entre si; 3) Identificar os objetivos necessários à implementação do PEN; 4) Estabelecer os pesos entre as variáveis-chave e os objetivos; 5) Descrever os cenários possíveis em consonância com o resultado apresentado no estudo e 6) Indicar potenciais problemas e ações que possam auxiliar a administração no planejamento estratégico. Para tanto, optou-se pelo método de prospecção de cenários, proposta por Michel Godet. De acordo com Nóbrega (1999) a pesquisa de futuros, ou estudo prospectivos, é um campo fecundo na área acadêmica uma vez que possibilita “[...] a criação, exploração e testes sistemáticos de visões, tanto de futuros possíveis como de futuros desejáveis”(NÓBREGA, 1999, p.11). Ainda, aliada ao planejamento estratégico, a pesquisa de futuros pode auxiliar no processo decisório dos gestores como também resulta no instrumento de aprendizagem organizacional.
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA