PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: SANDERLI JOSE DA SILVA SEGUNDO

DISCENTE: SANDERLI JOSE DA SILVA SEGUNDO
DATA: 22/05/2018
LOCAL: LTI/DCI/CCSA
TÍTULO: Análise de aceitação de tecnologia no ambiente da Biblioteca Virtual Paul Otlet
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da informação e do conhecimento. Tecnologia da informação e comunicação. Biblioteca Virtual. Realidade Virtual. Prospecção de Cenários. Modelo de Aceitação Tecnológica.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
RESUMO: Percebendo o crescente apelo por interacoes baseadas em Realidade Misturada, inicia discutindo os efeitos provenientes da popularizacao dos computadores pessoais e da internet na sociedade contemporanea. Apresenta a Ciencia da Informacao sob uma perspectiva tecnologica. Discute como os conceitos de ubiquidade e pervasividade realizam a transicao do paradigma produto para o paradigma experiencia, no ambito da interacao homem-tecnologia. Traz uma revisao literaria sobre realidade virtual, ilustrando essa tecnologia com a plataforma Second Life. Apresenta a Biblioteca Virtual Paul Otlet, discutindo as possibilidades do ambiente virtual como alternativa na atuacao bibliotecaria. Levanta a seguinte questao: qual a aceitacao de participantes de eventos promovidos por bibliotecas virtuais em relacao a atuacao delas nas plataformas de realidade virtual nao-imersiva? Para responder isto, desenvolve uma analise prospectiva, sobre bibliotecas virtuais, utilizando a tecnica e softwares de prospeccao de cenarios desenvolvidos por Michel Godet, tendo como recorte temporal a atuacao da Biblioteca Virtual Paul Otlet entre 2012 e 2016. Apresenta, como resultado, tres cenarios futuros provaveis para as bibliotecas virtuais brasileiras e demonstra que a atuacao delas esta diretamente ligada a formacao bibliotecaria oferecida pelas universidades nacionais. O metodo prospectivo trouxe resultados coerentes na medida em que explicou as lacunas encontradas em dois dos tres problemas coletados pelos membros da prospeccao, o da producao literaria e o cultural, este na perspectiva do habito e facilidade de uso das tecnologias de realidade virtual. A prospeccao indicou ainda que a formacao dos bibliotecarios e fundamental para o desenvolvimento de bibliotecas virtuais. Com base nestes resultados, esta pesquisa teve como objetivo geral: analisar a aceitacao tecnologica de participantes do Encontro de Bibliotecas Virtuais, promovido pela Biblioteca Virtual Paul Otlet, sobre a atuacao dela no ambiente virtual nao-imersivo do Second Life. Para atingir este objetivo, realizou-se uma analise de aceitacao tecnologica, utilizando-se do metodo TAM 2 (Technology Acceptance Model), elaborado por Venkatesh e Davis (2000). O metodo foi aplicado durante o Encontro de Bibliotecas Virtuais, promovido em 2017. Os resultados indicaram que as variaveis imagem, norma subjetiva e experiencia mantem maior correlacao com a “utilidade percebida” sobre a tecnologia estudada. Ou seja, os participantes da pesquisa acreditam que saber utilizar ambientes virtuais melhora a imagem profissional, amplia a area de atuacao e destaca o usuario entre seus pares. Observou-se que o aumento ou diminuicao de usuarios e o surgimento ou estagnacao de outras bibliotecas virtuais serao consequencias das politicas adotadas na fase formativa.
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS