PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: DIOGO ARAUJO SAMPAIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIOGO ARAUJO SAMPAIO
DATA: 29/03/2019
LOCAL: POS-4
TÍTULO: Conhecimento e território: o papel da Universidade no desenvolvimento local
PALAVRAS-CHAVES: Informação e Conhecimento. Universidade e Desenvolvimento. Regime de Informação e ASPIL. Território – aspectos sociais, políticos e econômicos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Estuda a importancia da informacao e do conhecimento para o desenvolvimento local, objetivando analisar os fatores que viabilizam ou que impedem a Universidade Federal da Paraiba, como agente integrante do processo de producao e disseminacao de informacoes e conhecimento, a possibilitar a dinamizacao do territorio paraibano. Parte da hipotese que a universidade atua na dinamica do desenvolvimento economico-social com acoes de informacao, por meio de um processo fragil de integracao com os atores sociais, politicos e economicos do territorio em que opera, desperdicando o potencial de interacao e cooperacao, fundamentais para a construcao do conhecimento, na busca do processo de promocao do desenvolvimento local. A fundamentacao teorica para alicercar a hipotese esta estruturada em Raffestin (1993) que estabelece a constituicao de um territorio atraves de uma perspectiva relacional, das multiplas dimensoes politicas, sociais, economicas, e atrelando a abordagem neo-schumpeteriana do processo inovativo com a discussao propria da Ciencia da Informacao para tratar da importancia da informacao, do conhecimento e da inovacao como elementos centrais do desenvolvimento. Entrelaca-se os conceitos de Regime de Informacao de Gonzalez de Gomez (1999, 2002, 2008,2012) com o de Arranjo e Sistema Produtivo e Inovativo Local (ASPIL) de Cavalcanti Filho (2011, 2013) que da suporte a discussao relacionada a politica e poder na relacao entre os atores. A metodologia utiliza abordagem qualitativa a partir da analise de pesquisa documental, base de dados institucionais, bem como entrevistas semiestruturadas com atores internos e externos a instituicao. Os resultados encontrados demonstram que a instituicao possui um Regime de Informacao em que existe estrutura de poder externa e interna a instituicao. A estrutura externa atua por meio do seu fomento, normatizacao e controle das suas acoes, enquanto internamente existe uma cultura de nao integracao dos atores estrategicos para a construcao de politicas institucionais, fazendo com que estes atuem de forma isolada. A universidade possui potencial estrategico para atuar em conjunto com os atores locais, tendo em vista seu peso institucional, formado por suas acoes de informacao, de pesquisa, de ensino e extensao que atuam no territorio, porem nao estruturadas em prol do desenvolvimento da localidade. No tocante a suas relacoes com os Arranjos Produtivos Locais (APL), a UPFB possui parcerias pontuais, em geral informais, nao se atrelando como um importante ator na dinamica dos APL. Conclui-se que a Universidade Federal da Paraiba pode e deve melhorar sua relacao com o territorio em que atua, buscando fortalecer a integracao com os atores externos, por meio de reestruturacao que favoreca a criacao, dinamizacao e articulacao das redes internas, bem como o envolvimento com os atores externos para que a instituicao estrategicamente coopere com o desenvolvimento local e seja reconhecida como um ator do territorio.
Presidente - 337119 - JOANA COELI RIBEIRO GARCIA
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 424.971.244-34 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE - UFRJ