PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FLAVIA DE ARAUJO TELMO

DISCENTE: FLAVIA DE ARAUJO TELMO
DATA: 29/03/2019
LOCAL: Sala 04
TÍTULO: Análise de redes sociais de colaboração em bancas de defesa de doutorado na Pós-Graduação em Ciência da Informação
PALAVRAS-CHAVES: Redes Sociais de Colaboração. Análise de Redes Sociais. Redes de Colaboração. Ciência da Informação. Bancas de doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: As redes sociais de producao do conhecimento, as formas de colaboracao entre pesquisadores, a constituicao de redes e a dinamica das interacoes sociais, tornam-se assuntos de interesse de comunidades cientificas que lidam com a informacao. Analisar a participacao em bancas de defesa constitui oportunidade de conhecer as caracteristicas inerentes aos atores de uma rede social em que estao vinculados, as pesquisas realizadas, os fatores que influenciam as relacoes, os interesses tematicos das pesquisas cientificas a interligacao entre programas e instituicoes e o modo como as areas se consolidam e ampliam as parcerias no compartilhamento do conhecimento para o desenvolvimento cientifico, principalmente pela interdisciplinaridade. Nesse contexto, o estudo analisa a rede social de colaboracao em bancas de defesa de doutorado na Pos-graduacao em Ciencia da Informacao da Universidade Federal da Paraiba. Metodologicamente, fundamenta-se a partir dos objetivos como pesquisa descritiva e documental, com abordagem quantitativa e qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se de formularios; o software Excel para elaboracao de planilhas; o Vantage Point para mineracao dos dados; o Ucinet e Netdraw para elaborar as matrizes e os grafos. Os resultados foram analisados sob a perspectiva da metodologia de analise de redes sociais. A analise dessas redes de colaboracao resultou na caracterizacao dos membros e da estrutura de defesa das teses, bem como na compreensao das relacoes ator-rede estabelecidas nas bancas de defesas do doutorado do PPGCI/UFPB no periodo de 2015 a 2018.1. Identifica que a interacao e a comunicacao dialogica entre os membros nas bancas de doutorado no referido Programa efetiva-se sob regras formais e interesses de pesquisas inerente a atuacao destes membros, linhas de pesquisas e formacao academica. Ressalta a constituicao de redes com relacoes de pesquisadores com programas externos, bem como instituicoes nacionais e interinstitucionais. Conclui que a rede de colaboracao em bancas de defesa de doutorado no PPGCI/UFPB permite o compartilhamento da informacao e a ampliacao de conhecimento em redes entre esses atores e a oportunidade de novas parcerias colaborativas.
Presidente - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA
Interno - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE