PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: KATIANE VIEIRA DA SILVA

DISCENTE: KATIANE VIEIRA DA SILVA
DATA: 28/06/2019
LOCAL: Sala de reuniões do PPGCI
TÍTULO: A REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO POR MEIO DA DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA: um estudo nos arquivos permanentes públicos de João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Descrição Arquivística. Informação Arquivística. Instrumentos de pesquisa para arquivos. Representação da informação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Arquivologia
ESPECIALIDADE: Organização de Arquivos
RESUMO: A informacao e objeto de reflexoes, pesquisas e investigacoes em diferentes areas do conhecimento, dentre elas a Ciencia da Informacao e a Arquivologia. A historia dos arquivos e a sua evolucao estao diretamente ligadas ao progresso e crescimento economico e social, sendo um diferencial que propicia acesso aos direitos dos cidadaos, respondendo pela guarda de informacoes individuais e coletivas, reconhecidamente como entidades custodiadoras de memoria. Diante dessa realidade esta pesquisa foi motivada diante da percepcao da importancia da representacao, da descricao arquivistica e da elaboracao dos instrumentos de pesquisa, pois por meio deles os usuarios terao acesso ao conteudo dos documentos e a recuperacao das informacoes de maneira mais eficiente e eficaz. Esta pesquisa objetivou analisar o uso e a aplicabilidade das normas de descricao arquivistica em arquivos permanentes e historicos na cidade de Joao Pessoa. Metodologicamente, este estudo adotou uma abordagem qualitativa, de carater descritivo e quanto as fontes, fez uso da pesquisa documental e pesquisa de campo, a partir da observacao como tecnica para a coleta de dados. O universo a ser estudado foram arquivos permanentes/historicos, registrados no Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivisticos, do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e localizados na cidade de Joao Pessoa, estado da Paraiba e que estavam com seus acervos disponiveis para acesso e pesquisa. Sao eles: Arquivo dos Governadores Fundacao Casa de Jose Americo; Arquivo Eclesiastico da Paraiba; Nucleo de Cidadania e Direitos Humanos; Gerencia Operacional de Arquivo e Documentacao da Paraiba; Superintendencia Regional do Trabalho e Emprego na Paraiba; e, Universidade Federal da Paraiba - Arquivo Central. A investigacao evidenciou que mesmo com a adocao de instrumentos e normas arquivisticas os arquivos nao possuem uma sistematica de organizacao que possa garantir uma efetiva recuperacao da informacao.
Presidente - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Interno - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES