PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JOSÉ DOMINGOS PADILHA NETO

DISCENTE: JOSÉ DOMINGOS PADILHA NETO
DATA: 31/03/2020
LOCAL: CCSA\ PPGCI
TÍTULO: DIÁLOGOS ENTRE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO: contribuições para a composição curricular do curso de Biblioteconomia
PALAVRAS-CHAVES: Ciência da Informação. Ciência da Administração. Currículo de Biblioteconomia.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
RESUMO: A Ciência da Informação é uma área interdisciplinar com várias ciências, inclusive com a Ciência da Administração e a Biblioteconomia. O estudo se contextualiza na composição curricular do curso de Biblioteconomia voltada para a área da gestão. É nessa perspectiva que a pesquisa pretende esclarecer o seguinte questionamento: quais as contribuições da área da gestão para a formação curricular dos cursos de Biblioteconomia? Com base na indagação, a pesquisa objetiva analisar as contribuições da área de gestão para a formação curricular dos cursos de Biblioteconomia como resultado da interdisciplinaridade entre a Ciência da Informação e a Ciência da Administração. Tem como objetivos específicos: identificar as universidades públicas brasileiras que ofertam os cursos de Biblioteconomia; identificar os componentes curriculares dos cursos de Biblioteconomia; examinar as disciplinas com abordagens referentes à gestão; e analisar os conteúdos das disciplinas da área de gestão dos cursos de Biblioteconomia. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se como sendo de abordagem quantitativa e qualitativa e um estudo do tipo documental realizado no ambiente da web. Os documentos de formato eletrônico que servirão para a análise correspondem aos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPC), matrizes curriculares e/ou ementários dos cursos de Biblioteconomia no Brasil. Ressaltam-se como dimensões teóricas, a reflexão sobre os currículos dos cursos de Biblioteconomia por meio da análise de conteúdo. Com base nos resultados obtidos foi possível constatar que há abordagens significativas nos conteúdos sobre gestão nos currículos dos cursos de Biblioteconomia em nível nacional. Essa realidade permite apresentar as contribuições da área da Administração para a formação curricular dos cursos de Biblioteconomia, como decorrência da interdisciplinaridade entre as áreas.
Presidente - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE
Interno - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA