PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MARILIA ALBERNAZ PINHEIRO DE CARVALHO

DISCENTE: MARILIA ALBERNAZ PINHEIRO DE CARVALHO
DATA: 06/04/2020
LOCAL: PPGCI
TÍTULO: BORBOLETAR-SE. A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO COMO ARTEFATO DE EMPODERAMENTO E RESISTÊNCIA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
PALAVRAS-CHAVES: Violência contra as mulheres. Mediação da informação. Protagonismo social. Feminícidio. Lei Maria da Penha.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Enfatiza que a violência doméstica contra as mulheres é um fenômeno transversal que perpassa classes sociais, escolaridade, religião, raça/etnia. Investiga a mediação da informação como artefato de empoderamento no processo de rompimento com a situação de violência. Traz a seguinte questão de pesquisa, sob o olhar da CI, qual o impacto da informação mediada nos encontros do grupo formado por mulheres vítimas de violência? Apresenta como objetivo geral analisar sob o prisma da Ciência da Informação o impacto das informações mediadas nos encontros do grupo formado por mulheres vítimas de violência doméstica. Utiliza a abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. O estudo tem como campo de pesquisa o Centro de Apoio Operacional (CAO) às Promotorias da Cidadania e Direitos Fundamentais, situado no município de João Pessoa – Paraíba. A amostra foi composta por mulheres vítimas de violência doméstica cometida pelo (ex) companheiro, integrante do Projeto Refletir. Utiliza na coleta dos dados as técnicas e instrumentos de pesquisas, a saber: observação participante, entrevista semiestruturada, dinâmicas, grupo focal, cuja discussão abordou questões de transformação, de empoderamento, tal qual a transformação da borboleta; diário de campo, gravação. Para analisar o material obtido e delinear as categorias utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2002). Recomenda que outros projetos sociais dessa natureza sejam conduzidos na área da CI. Conclui que a mediação e a apropriação da informação contribuíram para o empoderamento e a resistência das interlocutoras da pesquisa.
Presidente - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES