PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOBSON LOUIS SANTOS DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOBSON LOUIS SANTOS DE ALMEIDA
DATA: 25/08/2020
LOCAL: Sala virtual do Google Meet
TÍTULO: POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS: modelo teórico-pragmático baseado em evidências científicas
PALAVRAS-CHAVES: Políticas de informação. Ciência-Ação. Bibliotecas Aprendentes. Modelo teórico-pragmático. Evidências científicas.
RESUMO: No contexto educacional brasileiro, inexiste abordagem sobre modelos teóricos baseados em evidências científicas com a finalidade de subsidiar o desenvolvimento de políticas de informação em bibliotecas de institutos e universidades federais. Ainda é preciso identificar as diferenças comportamentais, contextuais e normativas dos elementos desses regimes de informação, estabelecer relações conceituais e refletir, criticamente e em ação, sobre a questão dicotômica da ausência e presença dessas políticas. Partindo dessa lacuna, a solução para a problemática abrange a criação de um modelo teórico-pragmático que possibilite compreender o papel das políticas de informação em bibliotecas, para que estas possam atuar de acordo com a filosofia das bibliotecas aprendentes, desenvolvendo competências e atuando em aquiescência com as tecnologias intelectuais, semânticas e digitais. Nessa perspectiva, infere-se que a demanda que se apresenta às bibliotecas de institutos e universidades federais deve ser contemplada na agenda de pesquisa dos grupos dedicados à gestão de projetos e às políticas de informação nestas instituições. Para isso, entende-se nesta pesquisa, que a ação científica se torna primordial neste momento de consolidação e fortalecimento da importância das políticas de informação, com base na filosofia organizacional das bibliotecas aprendentes (ALMEIDA, 2015). O objetivo geral da presente pesquisa de Tese consiste em compreender, por meio de um modelo teórico-pragmático com base em evidências científicas, os processos de planejamento, elaboração, implementação, gestão e avaliação de políticas de informação em bibliotecas aprendentes, e sua interface com a tecnologias intelectuais, semânticas e digitais. A dimensão teórica que subsidiará esta pesquisa de Tese se constituirá a partir da Teoria da Ação (COLLINS; KUSCH, 2010); da Escola de Poder (MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL, 2010); do modelo de solicitude organizacional para a criação de conhecimento (VON KROGH; ICHIJO; NONAKA, 2001) e da relação entre poder, políticas de informação e papel do Estado (BRAMAN, 2009). Metodologicamente, a pesquisa será executada a partir do método Ciência-Ação, uma forma de pesquisa-ação cuja intervenção se dá pela ação científica, com base em Friedman e Rogers (2008) e em Almeida, Perucchi e Freire (2020). Tomando como base o estudo das teorias em uso e na ação científica realizada para modificá-las, esta pesquisa poderá contribuir no campo científico da Ciência da Informação e no campo profissional da Biblioteconomia, elucidando o papel das políticas de informação para a gestão da informação e para a geração de programas de desenvolvimento de competências digitais por meio de um modelo teórico-pragmático próprio para o contexto de institutos e universidades federais no Brasil. Este modelo será aperfeiçoado e delimitado por meio de evidências científicas coletadas e analisadas a partir de: pesquisa bibliográfica e documental; de entrevistas intensivas realizadas com pesquisadores dos grupos de pesquisa brasileiros dedicados à gestão de projetos e às políticas de informação; pela reflexão durante a ação, que ocorrerá na implementação de uma agenda de pesquisa interinstitucional sobre a adequação do modelo teórico-pragmático às bibliotecas de institutos e universidades federais; em uma perspectiva que vai do contexto de análise microssocial (organizacional) ao macrossocial (Estado).
Externo ao Programa - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES
Presidente - 424.971.244-34 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE - UFRJ