PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTÓRIA LOPES FELIX

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICTÓRIA LOPES FELIX
DATA: 27/08/2020
LOCAL: meet.google.com/gfy-izih-mwn
TÍTULO: Os critérios QUALIS PERIÓDICOS sob a ótica dos editores científicos brasileiros: um estudo aplicado a área de ciência da informação
PALAVRAS-CHAVES: Periódico científico. Editor Científico. Qualis periódico. Comunicação Científica.
RESUMO: Apresenta concepções históricas e conceituais acerca da comunicação científica com foco nos periódicos científicos desde o seu surgimento em Paris no ano de 1665 aos primeiros periódicos brasileiros na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia na década de 70. Retrata a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e sua relevância no desenvolvimento e consolidação dos programas de pós-graduação no Brasil e as fases que passaram o Qualis periódico até a última avaliação na área de Comunicação e Informação e os conceitos que vão ser aplicados na avaliação (2017-2020). Expõe os critérios e parâmetros de atribuição de Qualis dos periódicos científicos (1998-2020) separadamente, elencando os seus conceitos e relevância de cada um dos extratos e as modificações que ocorreram nos processos de avaliação Qualis periódicos. Atribui aos procedimentos metodológicos um caráter descritivo, e realiza levantamento bibliográfico e documental para a identificação dos periódicos científicos e seus respectivos editores que são os atores principais da pesquisa que busca por meio da ótica dos editores sobre os critérios de avaliação do Qualis periódico, por meio de um questionário comporto por dois blocos, um primeiro para identificação do perfil acadêmico e profissional do editor e o segundo com perguntas abertas relacionadas as práticas profissionais da editoração. Expõe dados preliminares da pesquisa baseados nos 52 títulos de periódicos da área de Ciência da Informação listados em ordem alfabética, junto aos seus vínculos institucionais, ISSN, ano de criação, a periodicidade, estrato de Qualis vigente e o link de acesso. Apresenta e analise gráficos sobre a regionalidade, distribuição de criação de periódicos no decorrer de 5 décadas, os vínculos institucionais e a indexação dos periódicos de acordo com as bases de dados que constam como critério para análise e classificação para atribuição de novo estratos de Qualis na avaliação (2017-2020). Deste modo é perceptível o baixo índice de periódicos da área de Ciência da Informação indexados nas duas principais bases utilizados como critério de avaliação.
Presidente - 1286412 - MARYNICE DE MEDEIROS MATOS AUTRAN
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA