PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCO ANTONIO ALMEIDA LLARENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCO ANTONIO ALMEIDA LLARENA
DATA: 15/09/2020
LOCAL: Sala virtual (Google meets)
TÍTULO: Comunidade de práticas sob perspectiva do regime de informação: ações de informação em grupos de pesquisa de inovação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
PALAVRAS-CHAVES: Comunidades de Prática. Regime de Informação. Ciência da Informação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.
RESUMO: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) enquanto instituição pública de ensino que abarca os níveis de educação médio e superior e aponta a existência de comunidades de prática entre seus vinte e um 21 campi, apresenta comunidades de prática com especificidades de compartilhamento e de sustentabilidade da informação e do conhecimento e práticas sustentáveis de responsabilidade e função social próprias da instituição. No seu desenho estadual, embora seja possível perceber, informalmente, um regime de informação, a instituição ainda não apresenta uma arquitetura que represente esse regime e que contribua para seus processos de construção e compartilhamento do conhecimento, o que implica, muitas vezes: em perdas de informações juntos aos sistemas informacionais da própria instituição; dificuldade de comunicação no que concerne aos projetos educacionais gerados no âmbito do IFPB; dificuldade de compartilhamento informacional, conhecimentos e inovações gerados entre sistemas e projetos educacionais; falta de comunicação e compartilhamento das informações entre os educadores da instituição, inclusive permitindo que educadores de mesmos campus não conheçam todo o conhecimento produzido pelos grupos, CoPs e projetos do próprio local de trabalho. Essas condições fazem com que o objetivo desta investigação se caracterize por propor um modelo de Comunidade de Prática informacional à luz do Regime de Informação, ambientado em meio virtual endógeno, que dinamize os sistemas de tecnologia de informação do IFPB por meio de ações de informação de seus atores sociais em processo inovativo de aprendizagem colaborativa resultante de articulação de ensino, pesquisa e extensão. Para cumprir esse objetivo geral a investigação utilizará da pesquisa de natureza qualitativa, com bases bibliográfica, exploratória, descritiva, documental, nas análises de conteúdo e de redes sócias. Apresenta resultados exploratórios, descritivos e documentais parciais sobre a instituição em estudo e sobre teorias das comunidades de prática e regime de informação.
Presidente - 673452 - ISA MARIA FREIRE
Interno - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE