PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA MIRELLE DE ALMEIDA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA MIRELLE DE ALMEIDA SILVA
DATA: 29/09/2020
LOCAL: sala do meet
TÍTULO: AGIR BIBLIOTECÁRIO NOS PILARES DA CIÊNCIA ABERTA EM APOIO À PESQUISA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Agir Bibliotecário. Abordagem Compreensiva Weberiana. Biblioteca Universitária Brasileira. Pilares da Ciência Aberta. Protagonismo Bibliotecário.
PÁGINAS: null
RESUMO: Na atualidade, há incentivos no campo científico em favor de colaborações entre pesquisadores e grupos de pesquisa, que permitem abertura, compartilhamento e acesso livre a dados, implantam celeridade no alcance de resultados, ocasionam avanços no processo de criação do conhecimento e consolidam a evolução da ciência. Este patamar científico, denominado ciência aberta (open science), se desenvolve por vertentes de atuação em oito pilares, na perspectiva de Silva, Garcia e Araújo (2019): open access, open data, open source, open research, open peer review, open notebook science, open educational resources e citizen science. Com as expectativas que a ciência aberta oferece às práticas científicas, cogita-se sobre o papel de bibliotecários no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, visto que as bibliotecas universitárias possuem a missão de fornecer alicerce informacional aos eixos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade a que se vinculam. Desta forma, o objetivo da tese projeta-se em compreender a ação laboral de bibliotecários para progresso da pesquisa, em face do contexto científico proporcionado pelos pilares da Ciência Aberta nas universidades públicas brasileiras. A proposta de investigação apresenta como método científico a abordagem compreensiva de Max Weber, a partir da construção e análise do tipo ideal. Tal abordagem se posiciona pela compreensão prévia da ação social, a partir dos motivos, intenções, projetos de atores e como se tornam significativas em uma aproximação entre a consciência capaz de assimilar o conhecimento e uma consciência a conhecer. O delineamento metodológico da tese se dá por meio dos polos do método quadripolar - epistemológico, teórico, técnico e morfológico (BRUYNE; HERMAN; SCHOUTHEETE, 1991) -, que proporcionam maior percepção dos fluxos, diálogos e práticas, em um engajamento sincrônico da pesquisa, como também distinguem particularidades que cada momento do estudo possui, em uma visualização profunda das etapas da pesquisa. Constrói-se o enquadramento teórico a partir do cenário científico mundial, recuperado na base de dados Web of Science, contextualizando as abordagens teóricas e práticas mais significativas da ciência aberta nas diversas áreas do conhecimento, com particular interesse na ciência da informação. Pauta-se ainda a construção do agir bibliotecário (ARENDT, 2011; GOMES; NOVO, 2017; PERROTTI, 2017) nas instituições de ensino superior público do Brasil (CLARIVATE ANALYTICS, 2019; 2020), numa perspectiva de competência crítica (BEZERRA et al, 2019), para atender as exigências profissionais oriundas dos pilares da Ciência Aberta. Este estudo almeja contribuir no campo profissional e científico, com a sistematização de competências bibliotecárias específicas para atuação nos pilares da ciência aberta, além da identificação das competências que devem ser adquiridas para agir com proatividade, responsabilidade e presteza, promovendo o desenvolvimento científico brasileiro. Espera-se, ainda, divulgar competências exigidas dos bibliotecários para atuar nos pilares da ciência aberta; motivar a biblioteca para cumprir com sua missão institucional; incentivar o apoio político-institucional à prática biblioteconômica; criar políticas informacionais públicas que envolvam a ação bibliotecária e; proporcionar visibilidade à atuação do profissional da Biblioteconomia para aperfeiçoamento da ciência brasileira.
Presidente - 337119 - JOANA COELI RIBEIRO GARCIA
Interno - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA