PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: JORDANA KELLY BELARMINO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JORDANA KELLY BELARMINO DA SILVA
DATA: 18/11/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Sala virtual via Google Meet
TÍTULO: COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: A produção de dissertações no período de 2014-2018
PALAVRAS-CHAVES: Programa de pós-graduação em Ciência da Informação; Mestrado Profissional; Comunicação Científica; Literatura Cinzenta.
PÁGINAS: 68
RESUMO: Introdução: A produção científica em Ciência em Informação no Brasil é crescente ao longo dos anos, e é proveniente em sua grande maioria dos Programas de pós-graduação espalhados nas cinco regiões do país, que oferecem cursos tanto de mestrado e doutorado acadêmico, como de mestrado profissional. Os Programas de Pós-graduação são considerados grandes propulsores de construção e difusão de ciência, bem como de criação de recursos humanos para atuarem nos mais diversos setores do mercado de trabalho. A literatura científica produzida nesses ambientes é de extrema importância pois abrigam os resultados de pesquisas em ciência e tecnologia nas mais diversas áreas do conhecimento. Diante disso é ressaltada a importância da realização de análises dessas produções no sentido de averiguar e identificar as contribuições promovidas por essas pesquisas tanto para a sociedade cientifica quanto para a sociedade em geral. Objetivos: Nessa perspectiva, a presente pesquisa busca analisar a produção brasileira de dissertações dos mestrados profissionais em Ciência da Informação defendidas nos PPGCI’s no Brasil no período de 2012 a 2019. Metodologia: A abordagem utilizada na pesquisa será de natureza quali-quantitativa, com relação aos objetivos apresenta-se como descritiva, com base nos procedimentos teóricos será uma pesquisa bibliográfica e documental. Os dados das dissertações provenientes dos oito cursos de mestrados profissionais em Ciência da Informação, foram coletadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, presentes na Plataforma Sucupira e nas respectivas páginas dos Programas de pós-graduação, e posteriormente alocados em planilhas do editor de texto Microsoft Excel. Para análise dos dados se fará uso do método bibliométrico, com a lei de Zipf (frequência de palavras), para a classificação das temáticas serão utilizados o Tesauro Brasileiro em Ciência da Informação e as subáreas descritas na Mandala da Ciência da Informação de Pinheiro (2018). Resultados parciais: Os cursos de mestrado profissional em Ciência da Informação no Brasil são ofertados a menos de uma década, e dentro do período analisado identificou-se um número referente a 361 produções. Como programa mais produtivo apresenta-se o PPGB-UNIRIO com 122 trabalhos de conclusão de curso, esse valor explica-se pelo fato dele ser um dos primeiros a ser criado. Também foram identificados mesmo que de forma tímida alguns produtos destes trabalhos. Em linhas gerais nota-se que em alguns aspectos, e uns cursos mais que outros, vem buscando cumprir com as características que são pertinentes aos mestrados profissionais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1286412 - MARYNICE DE MEDEIROS MATOS AUTRAN
Interno - 290121 - EDNA GOMES PINHEIRO
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Externo à Instituição - LUCIANA MOREIRA CARVALHO
Externo à Instituição - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI