PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOELMA DA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOELMA DA SILVA OLIVEIRA
DATA: 30/11/2020
LOCAL: Videoconferência no google meet
TÍTULO: PRÁTICAS INFORMACIONAIS PROMOTORAS DO PROTAGONISMO SOCIAL NA UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
PALAVRAS-CHAVES:
RESUMO: A presente tese discorre sobre o protagonismo social feminino a partir das práticas informacionais das mulheres participantes da Universidade Livre Feminista (ULF). Parte de uma abordagem dos conceitos de interseccionalidade, protagonismo social para argumentar o empoderamento numa interlocução com as práticas informacionais. A interseccionalidade como uma ótica capaz de observar as consequências estruturais e dinâmicas das interação dos sujeitos. considerando dois eixos de subordinação, de dominação que afetam as mulheres, o gênero e raça. A problemática da pesquisa está fundamentada em como as práticas informacionais incidem no protagonismo social das mulheres participantes do processo de formação promovido pela Feminista (ULF), considerando que essas mulheres partilham uma realidade comum por estarem ligadas a grupos ou organizações feministas com objetivos congêneres, ou seja, as participantes vivenciam experiências de grupos que têm finalidades afins, sobretudo nas questões relacionados ao feminismo. Assim, diante desta questão, a pesquisa a ser desenvolvida se caracteriza como correlacional e com abordagem qualitativa, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados e do método de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), para a sua análise, tendo em vista a perspectiva do mapeamento de vozes e identificação dos sentidos a partir de quatro níveis distintos de participação das mulheres (sujeitos da pesquisa) - Coletiva dinamizadora, Rede de colaboradoras, educadoras e as participantes das formações. Diante do exposto, esta pesquisa doutoral busca apoiar a discussão sobre a relevância do engajamento do movimento feminista no desenvolvimento e na promoção de capacidades por meio das práticas informacionais trabalhadas com os grupos de mulheres .
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES