PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: CILENE MARIA FREITAS DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CILENE MARIA FREITAS DE ALMEIDA
DATA: 14/12/2020
HORA: 10:00
LOCAL:
TÍTULO: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO: Arquivistas, Bibliotecários e Museólogos no Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Gestão do Informação. Gestão do Conhecimento. Arquivologia. Biblioteconomia. Museologia. Profissional da Informação.
PÁGINAS: 65
RESUMO: No processo de formação dos profissionais da informação devem ser incluídos nos currículos acadêmicos, disciplinas com conteúdo sobre gestão da informação e do conhecimento, para que possam se capacitar e atender as exigências impostas a estes profissionais pelo mercado de trabalho, na Sociedade da Informação e do Conhecimento. A gestão da informação e do conhecimento (GIC) é considerada um processo inerente às organizações, uma necessidade da sociedade atual. Como organização, as unidades de informação estão incluídas nesta visão, visto que além de ambientes provedores de informação são gestoras do conhecimento para atender os usuários da informação. Objetiva analisar as abordagens da disciplina gestão da informação (GI) e gestão do conhecimento (GC) nas matrizes curriculares dos Cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Emerge dos seguintes pressupostos: a) Os resultados que serão alcançados possibilitarão evidenciar os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia no Brasil, que estão empenhados em formar profissionais da informação com perfis de gestor da informação e do conhecimento; b) Existem cursos que ainda necessitam adequar-se às novas exigências requeridas pelo mercado de trabalho, em atendimento aos indicadores da sociedade atual. Define o problema central da pesquisa ao indagar os conteúdos que são abordados nas disciplinas GI e GC nas matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia das IES do Brasil. Quantos aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se caracteriza como estudo documental realizado no ambiente da web, quanto à natureza se caracteriza como pesquisa aplicada, em relação aos objetivos é um estudo exploratório e descritivo. Para alcançar a compreensão total da realidade em estudo, utiliza a abordagem quantitativa e qualitativa utilizando o método da análise de conteúdo para organizar as categorias, analisar e interpretar os dados.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE
Interno - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Externo ao Programa - 1716290 - LUCIANA FERREIRA DA COSTA
Externo à Instituição - ROSILENE AGAPITO DA SILVA LLARENA