PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUÍS CARLOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUÍS CARLOS DA SILVA
DATA: 13/07/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A RESILIÊNCIA INFORMACIONAL NO CONTEXTO DA LGBTQIA+FOBIA: O PAPEL DAS PRÁTICAS INFORMACIONAIS NO ESPAÇO LGBT
PALAVRAS-CHAVES: Resiliência Informacional. Práticas Informacionais. LGBTIfobia.
RESUMO: Na contemporaneidade grupos sociais outrora excluídos e estigmatizados passaram a se unir e reivindicar seus direitos, reconhecendo que estão inseridos em disputas de valores, de poder e de comportamentos. Contudo, as formas de silenciamento e invisibilização ainda são fortes, a exemplo da LGBTIfobia que limita e nega às pessoas LGBTI+ terem uma vida com dignidade. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar como as práticas informacionais desenvolvidas no Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento a Homofobia na Paraíba (Espaço LGBT) vêm contribuindo para a superação do estado de incerteza informacional e, consequentemente, possibilitando o processo de resiliência informacional em seus/suas usuários/as. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e descritiva. Em relação a coleta de dados adotaremos o questionário sociodemográfico e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados será realizada pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) a respeito das dificuldades vivenciadas e estratégias informacionais alternativas criadas pela população LGBTI+ no contexto da LGBTIfobia e demais barreiras informacionais. Por fim, esta pesquisa visa contribuir no enfrentamento às violências e proporcionar informações relevantes para esses sujeitos no estado da Paraíba.
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES