PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: FABRÍCIO RODRIGUES DOS SANTOS GARRIDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRÍCIO RODRIGUES DOS SANTOS GARRIDO
DATA: 29/06/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: BIBLIOTECONOMIA NO CONTEXTO DA E-SCIENCE: a formação do bibliotecário(a) de dados em instituições de ensino superior brasileiras
PALAVRAS-CHAVES: e-Science; Ciência Orientada a Dados; Bibliotecário(a) de dados; Ensino de Biblioteconomia.
PÁGINAS: 174
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
RESUMO: A profissão do(a) bibliotecário(a) surge de atividades tais como organizar, representar e disseminar informações, e a Ciência da Informação surge dessa mesma necessidade de forma expandida, após o evidenciado aumento exponencial de informação em meados do século XX. Os dados científicos existem desde o surgimento da ciência e a organização desses dados para uso por outros pesquisadores já foi verificado no século XVI. Porém, essa preocupação em organizá-los e disseminá-los se intensifica com o surgimento da e-Science, e está intimamente ligado com a profissão do bibliotecário. Partindo desses pressupostos, este trabalho tem o objetivo analisar a formação do profissional da Biblioteconomia com enfoque em uma formação direcionada ao bibliotecário de dados, no contexto da e-Science, no Brasil. Para o alcance deste objetivo, delineou-se os seguintes objetivos específicos: discutir o surgimento e consolidação da e-Science; identificar o perfil profissional da Biblioteconomia de dados no contexto da e-Science; levantar os dados sobre os cursos de graduação em Biblioteconomia do Brasil; realizar um levantamento dos Projetos Pedagógicos de Curso; levantar e identificar nas ementas e programas de cada componente curricular quais se relacionam com a Biblioteconomia de Dados; e, por fim, consequentemente, revelar o panorama de formação dos cursos de Biblioteconomia do Brasil frente às demandas informacionais no contexto da e-Science. Trata-se, portanto, de uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, que analisa os projetos políticos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia e utiliza a técnica de Análise de Conteúdo para identificar, nos seus respectivos conteúdos de formação, elementos que caracterizem as competências do profissional no contexto da e-Science, com base nos estudos desenvolvidos por Sales, Sayão, Maranhão, Drumond e Silva (2019). Constatou-se que em todas regiões brasileiras há ao menos um curso que aborde, direta ou indiretamente, alguma habilidade ou competência do(a) bibliotecário(a) de dados. No que tange a atualização dos PPCs, pouco mais de 50% foram atualizados nos últimos cinco anos, assim detectou-se a existência de um processo de atualização nos cursos, embora de forma não tão veloz. Há a expectativa que este estudo com seus dados possa contribuir para com os cursos que desejam abordar esse tema em sua matriz curricular.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Externo à Instituição - LUANA FARIAS SALES MARQUES