PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: VICTÓRIA LOPES FELIX

DISCENTE: VICTÓRIA LOPES FELIX
DATA: 25/06/2021
LOCAL: meet.google
TÍTULO: PERCEPÇÃO DOS EDITORES BRASILEIROS SOBRE OS CRITÉRIOS QUALIS PERIÓDICOS: CONTRIBUIÇÕES NA ÁREA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Periódico científico. Editor Científico. Qualis periódico. Comunicação Científica.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Métodos Quantitativos. Bibliometria
RESUMO: Apresenta concepções históricas e conceituais acerca da comunicação científica com foco nos periódicos científicos desde o seu surgimento, até os periódicos brasileiros na área da área Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Retrata a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e sua relevância no desenvolvimento e consolidação dos programas de pós-graduação no Brasil. Aborda o surgimento do Qualis Periódico, os critérios e parâmetros de atribuição utilizados a partir de 1998, as avaliações na área de Comunicação e Informação, para além dos critérios propostos para a avaliação 2017-2020. A pesquisa se caracteriza como descritiva, bibliográfica e documental, com abordagem quantitativa e qualitativa, além de análise de conteúdo. Como questão problema da investigação perguntamos: Qual a ótica dos editores dos periódicos da área da Ciência da Informação, sobre os critérios de avaliação, Qualis-periódicos? A partir desse questionamento, determinamos o seguinte objetivo geral: Analisar os critérios de avaliação do Qualis Periódicos sob a ótica dos editores da área da Ciência da Informação. Este objetivo se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: Levantar e mapear os periódicos brasileiros da área da Ciência da Informação; Identificar e caracterizar os editores desses periódicos; Conhecer a percepção dos editores acerca dos critérios e parâmetros do Qualis Periódicos. Para a conhecer a opinião dos editores aplicou-se um questionário composto por perguntas abertas e fechadas. Do total de 46 questionários aplicados, obtivemos uma taxa de resposta de 67,4% dos editores. Conclui-se que os editores apresentam uma visão polarizada, parte se diz favorável às mudanças do Qualis Periódico, outros se mostram insatisfeitos com a exigência de critérios como internacionalização, indexação em bases de dados estrangeiras, obrigatoriedade de membros estrangeiros na comissão editorial e artigos com autoria internacional.
Interno - 290121 - EDNA GOMES PINHEIRO
Interno - 337119 - JOANA COELI RIBEIRO GARCIA