PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ALEXANDER WILLIAM AZEVEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDER WILLIAM AZEVEDO
DATA: 20/07/2021
LOCAL: meet.google
TÍTULO: INDICADORES DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO PROPOSTOS PARA O DESEMPENHO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
PALAVRAS-CHAVES: Inteligência Competitiva; Competência em Informação; Indicadores de Competência em Informação; Gestão da Informação e do Conhecimento.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Teoria Geral da Informação
RESUMO: Com as mudanças contínuas que a sociedade vivenciou em seu percurso histórico, provocadas por revoluções sociais, industriais e informacionais, exigiram das pessoas e organizações, novas competências para lograrem vantagens em suas atividades de inteligência competitiva, destacando os atributos da informação e conhecimento como recursos econômico e estratégico. Dessa maneira, a dinâmica das organizações para prospectar, monitorar e antecipar às mudanças que ocorrem nos setores produtivos em resposta ao mercado globalizado, depende impreterivelmente de profissionais com competência em informação. Considerando que a inteligência competitiva é um processo baseado em informações, cujo resultado é a própria informação, mas com valor agregado e apropriado à tomada de decisão, a pesquisa teve como objetivo geral, desenvolver indicadores de competência em informação para o desempenho das atividades de inteligência competitiva. Metodologicamente, o estudo foi desenvolvido com procedimentos respaldados nas abordagens de pesquisa bibliográfica e descritiva de natureza qualitativa e quantitativa, contíguo à análise de conteúdo baseada em Bardin. Para coleta dos indicadores de competência em informação foram utilizados os artigos da produção científica recuperados no Portal de Periódicos da Capes no registro de cinco anos (2015 a 2019). A análise de conteúdo foi realizada com base no sistema de categorias e indicadores emergidos dos órgãos competentes: American Library Association, International Federation of Library Associations And Institutions, Council of Australian University Librarians e Australian and New Zealand Institute for Information Literacy, e nas unidades de contexto identificadas nos artigos produzidos por pesquisadores em inteligência competitiva que foram submetidos a análise ao tratamento da bibliometria. Os resultados das análises realizadas por meio do software Nvivo12 permitiram desenvolver uma proposta de indicadores de competência em informação, baseadas em concepções extraídas dos pesquisadores em inteligência competitiva na produção científica. Apresenta um quadro de trinta e seis indicadores de competência em informação para atender as especificidades do profissional de inteligência competitiva no acesso, avaliação e uso da informação, como contribuição ao desempenho nas atividades de inteligência competitiva no ambiente das organizações.
Presidente - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE
Interno - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA