PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLA ALVES DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLA ALVES DE MELO
DATA: 28/09/2021
HORA: 15:00
LOCAL: sala virtual no google meet
TÍTULO: PRÁTICAS INFORMACIONAIS NA ERA ALGORÍTIMICA: Os produtores de conteúdo de esquerda no YouTube e a construção da competência crítica em informação
PALAVRAS-CHAVES: Práticas informacionais. Competência crítica em informação. Cultura digital. Conteúdo educativo de esquerda. YouTube.
PÁGINAS: 55
RESUMO: Para alguns autores, a história mundial pode ser definida como antes e depois da internet, isso porque, essa rede de conexões globais mudou totalmente a forma como os sujeitos produzem, consomem e distribuem informações. A cultura digital, hoje, é marcada pela plataformização da sociedade, pelos processos de dataficação e pela performatividade algorítmica das plataformas, somando-se a isso apresentam-se questões como hiperinformação, desinformação, vigilância digital, pós-verdade, dentre outras. Esses aspectos informacionais da sociedade contemporânea impõem desafios a vivência social, política e econômica das pessoas, embora na maioria das vezes elas nem se deem conta disso. É preciso, portanto, investir em iniciativas capazes de promover junto aos sujeitos a consciência das contradições desses novos tempos, de modo que eles possam agir para transformá-las em possibilidades de emancipação. Baseando-se nessas premissas, esta pesquisa tem como objetivo compreender as práticas informacionais realizadas pelos produtores de conteúdo educativo de esquerda no YouTube e analisar se o conteúdo produzido engloba dimensões da competência crítica em informação capazes de constituir a consciência crítica nos sujeitos em relação a questões políticas, econômicas e sociais. É um estudo realizado por meio de pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, onde os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação não participante. Trata-se de uma pesquisa correlacional, que visa relacionar os conceitos de práticas informacionais e competência crítica em informação. O texto está construído em cinco partes: cultura digital; práticas informacionais; teoria crítica e competência crítica em informação; procedimentos metodológicos; e análise dos resultados. Os dados da pesquisa serão analisados através da análise temática de conteúdo, por meio da técnica de categorização, com base nas categorias analíticas abordadas no trabalho. Este estudo visa contribuir para o entendimento da aplicação de conceitos importantes desenvolvidos na área da Ciência da Informação, em especial o de práticas informacionais e de competência crítica em informação, destacando as peculiaridades de sua utilização em ambiente digital. Além disso, traz significativas contribuições no que diz respeito às plataformas digitais enquanto campo empírico de pesquisa e ao estudo aplicado da competência crítica em informação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Externo à Instituição - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS
Externo à Instituição - LEILAH SANTIAGO BUFREM