PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE MENDES LINHARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANE MENDES LINHARES
DATA: 24/09/2021
LOCAL: Banca virtual
TÍTULO: O processo de busca de informações por alunos surdos na Universidade Federal da Paraíba à luz do Modelo de Carol Kuhlthau.
PALAVRAS-CHAVES: Usuários surdos. Acesso à informação. Processo de busca. Modelo de Carol Kuhlthau.
RESUMO: A partir do pressuposto legal de que “todos são iguais perante a lei”, sem qualquer distinção, e, considerando que a informação é um elemento básico e imprescindível para o ser humano, uma vez que constitui um insumo elementar para o desenvolvimento de suas atividades em diversos âmbitos da sociedade, dentre eles o educacional, desenvolveu-se o presente projeto de pesquisa que tem por objetivo analisar o comportamento de busca de informação dos universitários surdos do Campus I da UFPB à luz do modelo de Carol Kuhlthau. O modelo criado por Kuhlthau estrutura-se em seis estágios: iniciação, seleção, exploração, formulação, coleta e apresentação, que são acompanhados por reações emocionais, evidenciando-se os sentimentos dos usuários em cada uma das etapas. A pesquisa é caracterizada como de campo e de abordagem quali-quantitativa. Quanto ao tipo, trata-se de uma pesquisa descritiva, que utilizará o questionário como instrumento de coleta de dados e as técnicas do incidente crítico e da análise de conteúdo, como procedimentos de análise de dados. Seu campo empírico é delineado pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB.
Presidente - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES