PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: CILENE MARIA FREITAS DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CILENE MARIA FREITAS DE ALMEIDA
DATA: 29/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: plataforma google meet
TÍTULO: Abordagens da disciplina gestão da informação e do conhecimento nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia no Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da Informação. Gestão do Conhecimento. Currículo. Arquivologia. Biblioteconomia. Museologia. Profissional da Informação.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Teoria Geral da Informação
RESUMO: Sob a perspectiva da Sociedade da Informação e do Conhecimento, a informação e o conhecimento passam a ser fatores determinantes do desenvolvimento socioeconômico de países, regiões e organizações. No âmbito das instituições de ensino superior não poderia ser diferente. Os currículos acadêmicos dos profissionais da informação devem incluir disciplinas com conteúdos sobre gestão da informação e do conhecimento, para que os discentes possam se capacitar a atender as exigências impostas pelo mercado de trabalho. A gestão da informação e do conhecimento de forma integrada (GIC) é considerada um processo inerente às organizações, uma necessidade da sociedade atual. Como organização, as unidades de informação estão incluídas nessa visão, visto que, além de ambientes provedores de informação são gestoras do conhecimento para atender os usuários da informação. A pesquisa analisa as abordagens da disciplina gestão da informação (GI) e gestão do conhecimento (GC) nas matrizes curriculares dos Cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo se caracteriza como documental realizado no ambiente da web, quanto à natureza se caracteriza como pesquisa aplicada e, em relação aos objetivos é um estudo exploratório e descritivo. Para alcançar a compreensão total da realidade estudada, utiliza as abordagens quantitativa e qualitativa ao aplicar o método da análise de conteúdo na formação e organização das categorias e interpretação dos dados. Os resultados alcançados possibilitam evidenciar que os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia no Brasil estão empenhados em formar profissionais da informação com perfis, inclusive, de gestor da informação e do conhecimento, embora existam cursos que ainda necessitem adequar-se às exigências requeridas pelo mercado de trabalho, em atendimento aos indicadores da sociedade atual. Propostas são apresentadas na inserção de conteúdos nas abordagens de gestão da informação e do conhecimento, como contribuição à formação dos arquivistas, bibliotecários e museólogos brasileiros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE
Interno - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Externo ao Programa - 1716290 - LUCIANA FERREIRA DA COSTA
Externo ao Programa - 2739440 - LUCILENE KLENIA RODRIGUES BANDEIRA