PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAELSON FELIPE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAELSON FELIPE DA SILVA
DATA: 29/09/2021
LOCAL: Sala Virtual do Google Meet
TÍTULO: ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO PERVASIVA: UM MODELO PARA CENTROS DE REFERÊNCIA LGBTQIA+
PALAVRAS-CHAVES: Informação. Tecnologia. Arquitetura da Informação Pervasiva. Ecologias Informacionais Complexas. Centros de Referência LGBTQIAP+.
RESUMO: Apresenta os Centros de Referência de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Mulheres Transexuais, Homens trans, Queers, Intersexo, Assexuais e Pansexuais, considerando seus ambientes físicos/analógicos e digitais. Problematiza, na constituição dos ambientes dos centros de referência, a ausência de projetos e implementação de elementos da Arquitetura Pervasiva da Informação. Objetiva modelar uma Arquitetura da Informação Pervasiva para Centros de Referência de Direitos Humanos de Pessoas LGBTQIAP+. Aplica o método quadripolar par abordagem do fenômeno estudado. De modo que. no polo epistemológico, fundamenta-se na fenomenologia e sistêmica com fins de alcançar os elementos essenciais inerentes aos centros de referência; no polo teórico, mune-se de conceitos oriundo das Ciência da Informação, Arquitetura da Informação, Arquitetura da Informação e das Teorias de Gênero para trazer as categorias iniciais relevantes a abordagem do campo empírico; no polo técnico, utiliza de fontes bibliográficas e documentais com fins de compor um panorama dos centros e dos elementos integrantes aos demais polos, cujo método de análise consiste na redução eidética; no polo morfológico, o ciclo é retomado e, apresentam-se os produtos da investigação: a tese, o modelo estrutural de arquitetura da informação pervasiva para os centros de referência, o mapa digital dos centros de referência no brasil, artigos científicos, capítulos de livros e publicações nas redes sociais.
Externo à Instituição - GILBERTA SANTOS SOARES
Presidente - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA