PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FLAVIO RIBEIRO CÓRDULA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIO RIBEIRO CÓRDULA
DATA: 14/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/taz-ksgq-kuj
TÍTULO: Análise de Aceitação e Intenção de Uso de Redes Sociais Acadêmicas pela Comunidade Científica Brasileira
PALAVRAS-CHAVES: Redes Sociais Acadêmicas. Inovações na Comunicação Científica. Teoria Unificada de Aceitação e Utilização de Tecnologia (UTAUT).
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Uma incessante mudança está ocorrendo no âmbito da comunicação científica. Isso porque seu principal instrumento, antes restrito a um texto corrido e linear, embora digital, agora engloba, além disso, uma rede composta por dados, textos, imagens, vídeos etc. As tecnologias digitais, de um modo geral, e as mídias sociais, em particular, estão transformando continuamente as práticas de pesquisa, as condições de trabalho e a identidade profissional dos pesquisadores por meio de práticas de comunicação científica digitais e em rede. Esta pesquisa defende que a conectividade é a base tecnológica da ciência produzida no século XXI e argumenta que esta é aberta, colaborativa e tende a funcionar em rede. Nesse cenário de comunicação e produção científica, as redes sociais acadêmicas (RSAs) surgem como um espaço concebido para ser utilizado especificamente pelo público intelectual, acadêmico e envolvido em pesquisas. Essas redes são internacionais, globais, e seus usuários cadastrados são contabilizados nos milhões. Diante desse contexto, este projeto de tese teve como objetivo analisar, por meio da Teoria Unificada de Aceitação e Utilização de Tecnologia (UTAUT), o caso das redes sociais acadêmicas sob a ótica da comunidade científica brasileira. Assim, pretendeu-se identificar os fatores que influenciam a aceitação e a intenção de uso de redes sociais acadêmicas. Esta tese configura-se como sendo um estudo descritivo e exploratório, sob o amparo das abordagens metodológicas qualitativas e quantitativas. O questionário que foi utilizado como instrumento de coleta de dados ficou aberto a respostas por 47 dias consecutivos e alcançou 1.172 respostas. Pela análise dos dados coletados, foi possível concluir que as redes sociais acadêmicas alcançaram um grau de aceitação relevante e que seus usuários tentem a continuar utilizando-as para conduzir seus estudos, pesquisas científicas e/ou trabalho. Além disso, o modelo proposto nesta tese pode ser utilizado – na íntegra ou apenas como guia – para explorar e avaliar a aceitação e a intenção de uso de redes sociais por pesquisadores, docentes e discentes em outros cenários.
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS