PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ISLEDNA RODRIGUES DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISLEDNA RODRIGUES DE ALMEIDA
DATA: 09/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Objetos virtuais de aprendizagem como dispositivos informacionais para pessoas com síndrome de down
PALAVRAS-CHAVES: Informação e tecnologia, objetos virtuais de aprendizagem, inclusão digital, pessoas com Síndrome de Down.
PÁGINAS: 57
RESUMO: Reflete sobre a inclusão digital de pessoas com síndrome de Down (SD) como um dispositivo para minimizar as desigualdades sociais que ainda existem na sociedade. Um instrumento facilitador para a inclusão digital de pessoas com SD são as tecnologias assistivas, que são recursos e serviços que visam facilitar a realização das atividades diárias das pessoas com deficiência. Dentre essas tecnologias têm-se os objetos virtuais de aprendizagem (OVA), definidos inicialmente como qualquer conteúdo digital voltado para a educação. Embora exista uma grande quantidade de objetos virtuais de aprendizagem produzidos e armazenados nos repositórios digitais ou disponibilizados na Internet, não há como identificar quais OVA realmente podem contribuir com a aprendizagem das pessoas com SD, pois não existem repositórios digitais específicos que contenham objetos virtuais direcionados para esse público-alvo, e tampouco foram encontrados trabalhos que avaliem a importância, a acessibilidade e a usabilidade desses OVA no processo de ensino-aprendizagem das pessoas com SD. Nesse sentido, a presente investigação propõe-se a responder a seguinte indagação: de que forma os objetos virtuais de aprendizagem contribuem como dispositivos informacionais para melhor atender as necessidades dos deficientes com síndrome de Down? O objetivo geral da pesquisa é analisar os objetos virtuais de aprendizagem existentes, em repositórios, e verificar se eles contribuem como dispositivos informacionais para melhor atender as especificações/necessidades dos deficientes com síndrome de Down. A pesquisa é embasada na hipótese de que os OVA além de contribuírem para o processo de ensino-aprendizagem, incentivam o interesse, a atenção, a concentração, a coordenação motora e a memorização das pessoas com deficiência atuando como dispositivos informacionais para inclusão dessas pessoas. O campo empírico serão os repositórios digitais e Instituições específicas para pessoas com SD. O método utilizado para o delineamento da pesquisa será o Método Quadripolar constituído pelos polos epistemológico, teórico, técnico e morfológico. Espera-se com essa pesquisa que as pessoas com Síndrome de Down ao utilizarem os objetos virtuais de aprendizagem desenvolvidos para suas habilidades possam romper algumas barreiras e realizar suas atividades, satisfazer suas necessidades, garantir a autonomia e melhorar significativamente sua qualidade de vida.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Externo à Instituição - DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Externo à Instituição - FERNANDO LUIZ VECHIATO
Externo à Instituição - CÉSAR AUGUSTO CUSIN