PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLA DOMINGOS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELLA DOMINGOS DE OLIVEIRA
DATA: 16/12/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Diretrizes de Salvaguarda da Memória Institucional e Científica em Ambientes Inclusivos nas Universidades Públicas da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Memoria cientifica. Memoria institucional. Acessibilidade. Acessibilidade informacional. Inclusão.
RESUMO: Na sociedade contemporânea a obtenção e a disseminação da informação tornaram-se processos essenciais para a vida institucional e social. Alguns usuários necessitam de metodologia e de leitura diferenciada, porém não segregada, como é o caso das pessoas com deficiência. Diante deste cenário as intuições acadêmicas necessitam ter a visão inclusiva para os alunos reais e potenciais da universidade, no intuito de informar e disseminar o conhecimento. Informações estas científicas e históricas, com a intenção de fornecer a memória institucional e cientifica para todos. A memória, se refere a disponibilização de informações de serviços, da sua construção, e aportes (canais) que propicie estas informações com a temporalidade de acordo com a dinâmica da sociedade, ou seja, esta memória se refere a trajetória histórica e de processamento de sua criação, dos seus materiais informacionais, entre outros. Portanto, pretende-se com essa pesquisa propor diretrizes de preservação da memória institucional e cientifica nos centros de Acessibilidade das Universidades públicas da cidade da Paraíba. A pesquisa será exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa a ser realizada através de estudo de caso, e pesquisa de campo de forma hibrida (virtual e presencial), utilizando questionários e entrevistas. O universo da pesquisa será a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa, que será investigado o “Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA)” e o “Núcleo de Educação Especial (NEDESP)”; Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Campina Grande o “Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)”, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Campina Grande o “Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, a Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENEE)” e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em João Pessoa através do conselho superior (CONSUPER). Os dados coletados por meio dos questionários e entrevistas semi estruturados, realizada sob a ótica da abordagem Sense-Making, com ênfase nas as categorias situação, lacuna e uso de Brenda Dervin, que serão respondidas pelos responsáveis dos núcleos de acessibilidade de cada instituição e os usuários do sistema. Serão analisados, por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Perante esta pesquisa a principal hipótese/tese da pesquisa é que através de um repositório de acessibilidade com informações históricas, científicas e documentos adaptados para estes estudantes à preservação da memória institucional e científica se perpetuará, contemplando informações adaptadas, acessíveis no intuito de democratizar o acesso à informação para as pessoas com deficiência.
Presidente - 293.421.983-68 - MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO - UFCA
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA