PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MATHEUS JOSE PESSOA DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS JOSE PESSOA DE ANDRADE
DATA: 22/03/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Google meet
TÍTULO: O MOVIMENTO DA INFORMAÇÃO FÍLMICA Um inventário de efeitos do cinema documentário contemporâneo
PALAVRAS-CHAVES: Movimento da informação; documentário; cinema; Marshall McLuhan; memória dos meios; tecnologia digital.
PÁGINAS: 196
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
RESUMO: Esta pesquisa apresenta um inventário de efeitos decorrentes da digitalização do cinema documentário. Sob a ótica da Ciência da Informação, fez-se uma releitura da obra de Marshall McLuhan para abordar a informação a partir de sua perspectiva teórica. Ao propor uma noção de meio, a qual envolve aspectos como a materialidade, o usuário e o ambiente informativo, o autor elege o movimento da informação como fulcro de transformações socio culturais. Trata-se de um conceito constituído pelas características do meio de traduzir e conduzir o conhecimento. Assim, destaca a importância da forma como as informações se movem entre as pessoas para observar seus impactos. O método mcluhaniano consiste em descrever e comparar os efeitos sociais e culturais inscritos nos modos como as associações humanas são estruturadas pelo meio em determinados contextos. A finalidade é desnaturalizar as práticas de comunicação naturalizadas dentro de sistema maquinário de interação. No caso da informação fílmica, perpassa pelas etapas de processamento e circulação dos filmes. Das câmeras às telas, a informática possibilitou um reajuste no setor cinematográfico que modificou processos e fluxos de produção e consumo de documentários pela aceleração do movimento da informação fílmica. O documentário é visto aqui pela capacidade de mobilização das experiências audiovisuais por via das obras cinematográficas, considerando as dinâmicas que esses filmes são feitos e veiculados na era digital e as vivências diante das formas de memória audiovisual. Analisou-se instrumentos como a Handycam, o BitTorrent, a Netflix, o Youtube e o Smartphone para, num estilo ensaístico, fazer uma descrição de efeitos ocasionados pelas respectivas tecnologias junto ao cinema documentário. A tese traz à tona uma série de papéis desempenhados pelos usuários, valores e condutas, nichos de mercado, tratos de filmagem, articulações internacionais, práticas de colecionismo, modos de produção e consumo itinerante, entre outros dados oriundos das mudanças causadas pela digitalização do cinema.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 031.559.224-94 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA - UFAL
Interno - 424.971.244-34 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE - UFRJ
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Externo ao Programa - 1517961 - JOAO MARTINHO BRAGA DE MENDONCA
Externo à Instituição - LEILAH SANTIAGO BUFREM
Externo à Instituição - WILSON OLIVEIRA FILHO