PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LUIS CARLOS DA SILVA

DISCENTE: LUIS CARLOS DA SILVA
DATA: 03/03/2022
LOCAL: Sala Virtual Google Meet
TÍTULO: A RESILIÊNCIA INFORMACIONAL NO CONTEXTO DA HOMOFOBIA: O PAPEL DAS PRÁTICAS INFORMACIONAIS NO ESPAÇO LGBT DE JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Resiliência Informacional. Práticas Informacionais. LGBTIfobia.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Na contemporaneidade grupos sociais que são excluídos e estigmatizados na sociedade passaram a se unir e reivindicar seus direitos, reconhecendo que estão inseridos em disputas de valores, de poder e de comportamentos. Contudo, as formas de silenciamento e invisibilização ainda são fortes, a exemplo da LGBTQIAfobia, que limita e nega às pessoas LGBTQIA+ de terem uma vida com dignidade. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo analisar se/como as práticas informacionais constituídas no Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBTQIA+ e enfrentamento a LGBTQIAfobia da Paraíba, Pedro Alves de Souza (Espaço LGBT Pedrinho), em João Pessoa, têm contribuído com a construção da resiliência informacional diante o contexto da homofobia. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e descritiva. Em relação a coleta de dados adotamos o questionário sociodemográfico e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) a respeito das dificuldades vivenciadas e estratégias informacionais alternativas criadas na construção do processo de resiliência informacional diante da homofobia. Os resultados demonstram como os desafios informacionais enfrentados pelos sujeitos participantes dificultaram o processo de reconhecimento pela sua orientação sexual, pois estavam inseridos em ambientes em que a informação era pautada, principalmente, pelo modelo heteronormativo. Após a interação com o Espaço LGBT de João Pessoa esses indivíduos desenvolveram práticas informacionais cotidianas, possibilitando a promoção da resiliência informacional, os quais se ressignificaram diante dos contextos vivenciados. Nesse sentido, o ambiente informacional através das estratégias informacionais desenvolvidas no enfrentamento a LGBTQIAfobia e na garantia de direitos civis para a população LGBTQIA+ contribuíram na tomada de decisões para a superação do estado de incerteza informacional.
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA