PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO ALVES GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO ALVES GOMES
DATA: 28/02/2022
LOCAL: Sala virtual - google meet
TÍTULO: UMA FRANCÓFILA NA PARAÍBA: RESIGNIFICANDO AS MEMÓRIAS DE ALAÍDE CHIANCA ATRAVÉS DE SEU ARQUIVO PRIVADO PESSOAL.
PALAVRAS-CHAVES: Memória. Informação. Patrimônio. Sociedade. Francofonia. Alaíde Chianca.
RESUMO: Este trabalho é fruto de pesquisa, em nível de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, cujo tema nasce do propósito de contribuir para o não esquecimento da memória daqueles que contribuíram com o cultivo e difusão da Língua Francesa no estado da Paraíba. O estudo pretende promover a investigação e caracterização do arquivo privado de Alaíde Chianca, pioneira no ensino de língua e cultura francesa no Nordeste. A partir da massa documental acumulada, busca-se a ressignificação de memórias que são relevantes para a preservação memorialística da Francofonia no Estado da Paraíba. A proposta dialoga com o campo da informação, arquivo, patrimônio e memória, vindo a ser executada quando a professora Chianca, francófila centenária, celebra seus 104 anos em 2022. Para tanto, se faz um breve recorte da sua trajetória de vida e suas premiações, direcionando o olhar para a escassez de informação e um possível esquecimento da trajetória dos que estiveram à frente da Francofonia em solo paraibano.
Presidente - 1346139 - CARLOS XAVIER DE AZEVEDO NETTO
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA