PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANA KAROLINE FRANÇA DE MENEZES

DISCENTE: ANA KAROLINE FRANÇA DE MENEZES
DATA: 18/03/2022
LOCAL: Remoto- Meet
TÍTULO: ADERÊNCIA DOS PRINCÍPIOS FAIR NO CONTEXTO DA LITERATURA ENVOLVENDO AS VACINAS CONTRA A COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de dados; FAIR; Ciência da Informação; COVID-19; vacinas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Técnicas de Recuperação de Informação
RESUMO: A gestão de dados de pesquisa é um processo essencial para todo projeto de investigação cientifica. Nesse âmbito é que foi desenvolvido o padrão Findable, Accessible, Interoperable e Reusable (FAIR), que tem como propósito obter melhoria quanto à localização, acesso, interoperabilidade e reuso, dos dados em uma perspectiva de compartilhamento. Esta pesquisa definiu como objetivo geral, analisar o modo como está sendo efetivada a aplicabilidade dos princípios FAIR Data BR nos repositórios de estudos voltados para as áreas da Saúde e da Ciência da Informação que abordam as vacinas contra COVID-19. A metodologia é pautada na pesquisa bibliográfico, exploratória e com uma abordagem mista tendo sido realizada em quatro etapas: (i) Análise das abordagens sobre a gestão de dados científico e a compreensão dos princípios FAIR fazendo uma ligação com a área da Ciência da Informação; (ii) análise de um conjunto de dados perante a aderência princípios Fair Data BR, experimentando então a ferramenta de verificação, desenvolvida na no âmbito do grupo de pesquisa Web, Representação do Conhecimento e Ontologias (WRCO) da Universidade Federal da Paraíba, extração dos dados utilizando-se do mecanismo Dataset Search e por meio das palavras-chaves: VACCINE AND COVID; (iii) tratamento e interpretação dos dados; e (iv) proposição de recomendações para uma melhor adequação dos dados aos princípios FAIR. Resultados: Comparando-se as quatro categorias, observou-se que houve maior aderência quanto ao reuso e ao acesso do que a interoperabilidade e a localização. Tal diagnóstico nos leva a defender que os dados são mais reusáveis, porém, não são tão interoperáveis, e possuem um bom acesso, mas não são tão fáceis de localizá-los. Conclui-se que a ferramenta Fair Data BR, apresenta certa aderência nos repositórios investigados que abordam as vacinas contra a COVID-19 evidenciando usos satisfatórios, embora ainda se tenha identificado algumas deficiências na realização da gestão dos dados.
Presidente - 081.236.673-53 - VIRGINIA BENTES PINTO - UFC
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS