PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MARCO ANTONIO ALMEIDA LLARENA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCO ANTONIO ALMEIDA LLARENA
DATA: 24/03/2022
LOCAL: Sala virtual (Google meets)
TÍTULO: COMUNIDADES DE PRÁTICA À LUZ DO REGIME DE INFORMAÇÃO: ações de informação no Instituto Federal Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Comunidades de Prática. Regime de Informação. Ciência da Informação. Aprendizagem Colaborativa; Instituto Federal da Paraíba.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Processos da Comunicação
RESUMO: Este estudo voltou-se ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e sugere à instituição estimular os arranjos grupais análogos às comunidades de prática como recurso informal para dinamizar o fluxo informacional em tomada de decisões e resolução de problemas demandados pelas atividades formais e/ou sinalizados no próprio regime de informação. Objetivou analisar, à luz do regime de informação, os arranjos grupais análogos às “comunidades de prática” no IFPB resultantes de ações de informação na gestão em/entre ensino, pesquisa e extensão; estabelecer uma aproximação conceitual e metodológica entre as ideias de comunidades de prática e regime de informação sob o prisma da Ciência da Informação; configurar o Regime de Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, por meio de desenho e descrição dos seus elementos: contextos, ações de informação, atores sociais, dispositivos e artefatos; mapear os arranjos grupais análogos às comunidades de prática a partir de registros de ações de informação sobre gestão de ensino, pesquisa e extensão da instituição; e, propor, à luz do Regime de Informação da instituição estudada, um modelo de comunidade de prática que contemple sua natureza informal e contribua com as demandas formais da instituição por meio de ações de informação de gestores do tripé acadêmico. Seus processos metodológicos se pautaram em pesquisa qualitativa de natureza básica utilizando-se das pesquisas bibliográfica, documental, exploratória, descritiva, e estudo de caso. Tudo isso sob as técnicas de aplicação de questionário e análise de conteúdo. Resultou em ponderações sobre os olhares múltiplos e abrangentes do regime da Informação e da comunidade de prática, estabelecendo tessituras e vicissitudes da relação entre os termos. Configurou os arranjos grupais da instituição selecionada a partir de registros de ações de informação que podem dinamizar o processo de aprendizagem colaborativa mediado por ações de informação voltadas às atividades de gestão em ensino, pesquisa e extensão. O produto final da tese validada foi um modelo de comunidade de prática sob a perspectiva sustentável e dinâmica que acredita contemplar a sua natureza informal na instituição e contribuir em suas demandas formais por meio das ações de informação de gestores do seu tripé acadêmico. Concluiu que o ciclo de funcionamento do modelo representa o início da comunidade de prática na instituição objeto, assim como em outras instituições, bem como o seu cultivo pode acontecer com o uso dos dispositivos de informação acessíveis, qualificando os estágios de desenvolvimento por meio de ações de informação que dinamizem o compartilhamento e integração dos membros do grupo via artefatos de informação. Também concluiu que as boas práticas dos atores sociais envolvidos podem ser facilitadas e potencializadas, evitando a dispersão e/ou possibilitando a inovação a partir da ressignificação dos contextos e domínios considerados inicialmente. E, por último, acredita-se que a proposta de modelo pode servir como orientação e/ou ferramenta de trabalho na instituição em sua estrutura multicampi.
Presidente - 673452 - ISA MARIA FREIRE
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS