PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE: MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 31/03/2022
LOCAL: Sala Virtual Google Meet
TÍTULO: APROPRIAÇÕES E USOS DOS CONCEITOS DE DESINFORMAÇÃO, FAKE NEWS E PÓS-VERDADE NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Desinformação. Fake news. Pós-verdade. Desinformação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Apropriação. Uso.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: A desinformação, fake news e a pós-verdade são temáticas que têm adquirido notoriedade e relevância em pesquisas científicas nas mais variadas áreas do conhecimento, dentre elas, a Ciência da Informação, campo interdisciplinar que tem como objeto os fenômenos informacionais em toda sua complexidade. Isto posto, este estudo tem como objetivo geral apreender como se encontra a apropriação e uso dos conceitos de desinformação, fake news e pós-verdade no campo da Ciência da Informação no Brasil. No que tange ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa documental, de natureza descritiva e abordagem quanti-qualitativa, que tem como campo empírico os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e como corpus as dissertações e teses defendidas no período de 2011 a 2021 nos PPGCIs brasileiros. Para análise/interpretação dos dados, será utilizada a estatística básica e a técnica de categorização, presente no método de análise de conteúdo, tal qual sistematizado por Bardin (2011). Após a análise dos 27 (vinte e sete) textos que foram recuperados, foi possível identificar a reincidência de citação de alguns nomes como: Pinheiro e Brito (2014), Demo (2000), Brito (2015) e Volkoff (2004) no tocante a desinformação; Lazer et. al. (2018) e Allcott e Gentzkow (2017) no que tange fake news, sobre pós-verdade prevaleceu a conceituação do Dicionário de Oxford (2016) e D’Ancona (2018). Constatamos que a Ciência da Informação, por intermédio da pós-graduação, tem investido em pesquisas dos termos discutidos, assim, evidencia-se que a área tem se preocupado com o seu aspecto social, na medida em que discute os fenômenos informacionais contemporâneos frente a sociedade.
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES