PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: KELLY CRISTIANE QUEIROZ BARROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELLY CRISTIANE QUEIROZ BARROS
DATA: 31/03/2022
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: O PLATÔ DA ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS: experiências e práticas em Organização de Arquivos no Estado da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Organização de arquivos. NDIHR. UFPB. Paraíba. Arquivologia. Rizomas
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Arquivologia
RESUMO: O propósito inicial desta pesquisa foi analisar o protagonismo de um grupo de historiadores ligados ao Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR) da Universidade Federal da paraíba, criado no ano de 1976. Entretanto, no andamento desta pesquisa foi observado que este grupo de profissionais fez parte de uma imensa estrutura rizomática, com seus múltiplos ramos, conexões, florescimentos que compôs aquilo que, tomando a filosofia de Deleuze e Guattari (2011), como referência, poderiam ser características de um platô. As práticas que fizeram parte da Arquivologia na Paraíba, no período que denominamos da Organização de Arquivos, foram aqui analisadas em busca das multiplicidades e diante dos contextos entre meados da década de 1970 aos anos 2000, momento em que historiadores, arquivistas ou bibliotecários ligados a UFPB e profissionais com práticas já conhecidas e reconhecidas na sociedade paraibana participaram do processo de institucionalizadas da Arquivologia no Estado. Práticas e técnicas se sobressaiam e a todo momento foi observado como o cotidiano vivenciado nos arquivos em processo de organização as convertiam em instituições arquivistica reconhecidas. Foram abordados os entrecruzamentos de pessoas e instituições, assim como, eventos científicos, os fluxos de conhecimentos que chegavam a Paraíba, os arquivistas convidados para colaborar com os profissionais locais, a importância da oferta de cursos de especialização em Organização de Arquivos e de capacitação realizados por diversas cidades paraibanas. Viu-se que bibliotecários e historiadores foram agentes deste processo e aqui tiveram seu protagonismo avaliado pela perspectiva de que ambos colaboraram e fizeram a Arquivologia se institucionalizar, cresceram juntos entre as décadas de 1980 e 2000, entre fronteiras ainda em processo de definição.
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - DEREK WARWICK DA SILVA TAVARES