PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LAIANA FERREIRA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIANA FERREIRA DE SOUSA
DATA: 15/06/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Sala Virtual Google Meet
TÍTULO: PRÁTICAS INFORMACIONAIS TERAPEUTICAS ONLINE E A RESILIÊNCIA INFORMACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Biblioterapia. Mediação de Leitura. Práticas informacionais. Resiliência Informacional
PÁGINAS: 198
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Compreende como as práticas de mediação da leitura desenvolvidas em ambientes online, através da Biblioterapia, podem contribuir para a construção da resiliência informacional de crianças que passam pelo luto coletivizado causado pela pandemia do novo coronavírus. Dessa forma, visa abordar a Biblioterapia como recurso multidisciplinar que auxilia de forma terapêutica através do processo dialógico e colaborativo da mediação de leitura em plataformas virtuais de videoconferência. No campo informacional, considera-se o processo biblioterapêutico uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em contextos de vida em que as incertezas são aspectos limitantes. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta o conceito de Práticas Informacionais Terapêuticas para explicar o processo informacional que resulta das práticas de mediação da leitura desenvolvidas a partir da Biblioterapia no contexto educacional, permeado pelo luto gerado pela pandemia da Covid-19. Parte-se do pressuposto, de que as práticas de mediação da leitura, aqui compreendidas como promotoras de práticas informacionais terapêuticas, uma vez que se processem, fundamentalmente, como mediadoras de conteúdos informacionais, adequados à realidade dos sujeitos aos quais são destinados, podem se configurar como um importante elemento capaz de oferecer a estes subsídios necessários para que superem um estado de incerteza informacional e construam uma situação de resiliência informacional capaz de ressignificar elementos constitutivos de seus contextos de vida. Cientes da complexidade dessa problemática, optou-se por utilizar o modelo de Brasileiro (2017), a fim de explorar os seus elementos explicativos da formação/manutenção dos laços sociais efetivados a partir da interação em grupo e as práticas informacionais de leitura geradas a partir da Biblioterapia. Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma investigação empírica de coleta de informações por meio da pesquisa-ação e grupo focal. Em seguida, os dados foram transcritos e, posteriormente, submetidos à análise temática, sob o viés da análise de conteúdo de Bardin (2011). A partir dos depoimentos coletados durante o grupo focal, sobretudo das falas e colocações das crianças, concluiu-se, nesta investigação que as práticas informacionais terapêuticas colaborativas desenvolvidas, especificamente no âmbito das interações mediadas por plataformas virtuais, sobretudo na fase infantil, podem contribuir para que as crianças, em especial aquelas que passam pelo processo de luto, sejam capazes de lidar com as incertezas causadas pela perda e desenvolverem a capacidade de resiliência informacional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 337119 - JOANA COELI RIBEIRO GARCIA
Externo ao Programa - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO
Externo à Instituição - MARIA GIOVANNA GUEDES FARIAS
Externo à Instituição - LUIZ TADEU FEITOSA