PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ELIANE MENDES LINHARES

DISCENTE: ELIANE MENDES LINHARES
DATA: 17/08/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O PROCESSO DE BUSCA DE INFORMAÇÕES POR ALUNOS SURDOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Usuários surdos. Processo de busca da informação. Modelo de Carol Kuhlthau. Surdos. Acesso à informação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: A partir do pressuposto legal de que “todos são iguais perante a lei”, sem qualquer distinção, e, considerando que a informação é um elemento básico e imprescindível para o ser humano, desenvolveu-se a presente dissertação que tem por objetivo analisar o comportamento de busca de informação dos universitários surdos do Campus I da Universidade Federal da Paraíba à luz do modelo de Carol Kuhlthau. O modelo criado por Kuhlthau estrutura-se em seis estágios: iniciação, seleção, exploração, formulação, coleta e apresentação, que são acompanhados por reações emocionais, evidenciando-se os sentimentos dos usuários em cada uma das etapas. A pesquisa, do tipo descritiva, caracteriza-se como de campo e de abordagem quali-quantitativa. Utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados e as técnicas do incidente crítico e da análise de conteúdo, como procedimentos de análise de dados. Os resultados obtidos permitiram traçar o perfil desses estudantes, que é composto pelo gênero, em sua maioria, masculino, com faixa etária entre 19 e 30 anos, matriculados principalmente na área da educação, cursando, a maioria, entre o terceiro e quarto período, na modalidade de ensino presencial, tendo utilizado como forma de ingresso na universidade o sistema de cotas. A pesquisa constatou que a maior parte deles possui grau de surdez severa e que utiliza combinações e diferentes formas de comunicação: leitura labial, Libras e da oralização. No que tange aos meios de acesso à informação, verificou-se que a maioria dos estudantes possui acesso à internet, com uma frequência de acesso diário e de suas próprias residências, através de diferentes dispositivos, sendo o smartphone e o notebook os mais recorrentes. Em relação aos sentimentos experienciados pelos estudantes durante o processo de busca por informação, foi constatado a efetiva aplicabilidade do modelo de Kuhlthau, que permitiu a verificação dos sentimentos dos estudantes em cada estágio proposto pelo modelo, evidenciando, ainda, a diminuição dos níveis de incerteza, o aumento confiança e o sentimento de satisfação, conforme o avanço do processo de busca. Sobre a existência de barreiras no acesso à informação, identificou-se que a principal delas é a dificuldade em compreender as informações encontradas. Ao tratar das ações de suporte oferecidas pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB, a maioria dos alunos relatou acessar os serviços do comitê sem quaisquer dificuldades e já solicitou os serviços do profissional intérprete de Libras, dentre esses, todos já utilizaram com a finalidade de tradução de aulas da graduação. E ainda, que a maioria deles descreveu como positiva a experiência tida com o intérprete de Libras. Conclui-se que o modelo de busca de informação de Carol Kuhlthau permitiu analisar, adequadamente, o comportamento de busca de informação dos universitários surdos do Campus I da UFPB. Pontua-se a necessidade de que as instituições de ensino superior estejam atentas à realidade vivenciada e demandada por esse grupo de alunos que necessita de condições diferenciadas no acesso à informação, de forma a garantir meios que possibilitem o acesso à informação e sua efetiva permanência no ambiente acadêmico, de acordo seus direitos assegurados por lei.
Presidente - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA