PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: NIEDJA NASCIMENTO BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NIEDJA NASCIMENTO BARROS
DATA: 26/08/2022
LOCAL: Sala virtual do Google meet
TÍTULO: Ação para recuperação da informação no Portal LTi
PALAVRAS-CHAVES: Regime de informação. Ações de Informação. Recuperação da informção. Vocabulário controlado. Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi.
RESUMO: O presente projeto aborda as ações de informação no regime de informação do Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi na perspectiva da recuperação da informação. Nosso propósito é contribuir para a formação acadêmica em cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba. É nesse espaço social e cultural que atuam os sujeitos que compartilham uma forma de vida ― a forma de vida acadêmica no âmbito da comunidade da Ciência da Informação ― e onde se entrelaçam domínios, estratos e modalidades das ações de informação, desde seus aspectos formativo e relacional, de coordenação, inovação, criação e aplicação de modelos teóricos, ressaltando sua característica de mediação pela disponibilização de artefatos e serviços de informação virtuais. O principal produto do LTi é o Portal Virtual do LTi. Criado concomitantemente com o projeto, o Portal LTi teve sua arquitetura e projeto gráfico modificados em 2019. Nesse processo, a recuperação da informação dos arquivos do Portal original (Memória) não foi totalmente transferida para o Portal Atual, de modo que o usuário pode vir a ter dificuldade em encontrar informações que estão disponíveis no Portal Memória. Torna-se necessário recuperar os conteúdos do Portal LTi Memória, verificando se estão disponíveis no novo Portal, e criar mecanismos de consulta de busca e recuperação da informação da informação, a partir das ações de informação, facilitando o acesso dos conteúdos aos usuários. De modo que o presente projeto se propõe resgatar a funcionalidade original da organização dos arquivos e, também, organizá-los, conforme as ações de informação, como trilhas semânticas para recuperação da informação disponível nos arquivos do Portal LTi. Nesta pesquisa pretende-se apresentar proposta de um vocábulo controlado para Portal LTi, abordando o Portal LTi na perspectiva da organização do seu conteúdo, com vistas à melhor recuperação da informação contida nos arquivos disponibilizados em suas páginas.
Presidente - 673452 - ISA MARIA FREIRE
Interno - 424.971.244-34 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE - UFRJ