PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS LIMA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS LIMA SANTOS
DATA: 22/08/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ESTUDO DE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO: necessidades e usos da informação de profissionais de arquivo no contexto do Sistema de Arquivos da Universidade Federal da Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: estudo de usuários; usuários internos; arquivo universitário; abordagem alternativa; Sense Making.
RESUMO: Têm sido realizados diversos trabalhos de revisão do alcance dos estudos de usuários da Ciência da Informação, abordando tanto os aspectos teóricos quanto metodológicos dos mesmos, sobretudo na Biblioteconomia, mas na Arquivologia, de maneira sumária, o campo de estudos de usuários ainda é incipiente. Trata-se de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo geral é analisar as necessidades e uso da informação dos arquivistas e técnicos em arquivo que atuam nos arquivos dos Centros de Ensino do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Caracteriza-se como exploratória e descritiva e, de acordo com as fontes de dados da pesquisa, como pesquisa de campo. Quanto à abordagem, recorre-se à pesquisa qualitativa. O Campo de pesquisa são as Unidades de Arquivo Centrais dos 13 Centros de Ensino do Campus I da UFPB, para as quais foi planejado e elaborado questionário eletrônico como primeiro instrumento de coleta de dados, para evidenciar o panorama do objeto de estudo, com vistas ao melhor direcionamento da segunda etapa da metodologia, que consistirá na aplicação de entrevista semiestruturada com os sujeitos. Observa-se na maior parte dos casos um cenário de existência de unidades de arquivo centralizadas nos Centros e pelo menos um profissional de arquivo atuando, com baixa recorrência de profissionais de outras áreas e, em alguns casos, as unidades não existem formalmente a nível institucional. Considera-se baixo o número de profissionais para o funcionamento mínimo da unidade de arquivo. Ressalta-se que, em alguns Centros, inexiste profissional e unidade de arquivo central, o que indica um desafio ainda maior nesses casos. Percebeu-se, na perspectiva de implantação de um Sistema de Arquivos, um cenário desafiador para a Instituição, pois profissionais de arquivo podem ser a ponte necessária para que essas unidades atuem junto ao Sistema, e este último funcione da forma que foi planejado.
Presidente - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA