PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: RONNIE ANDERSON NASCIMENTO DE FARIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONNIE ANDERSON NASCIMENTO DE FARIAS
DATA: 20/09/2022
LOCAL: Sala virtual (Google meets)
TÍTULO: Diretrizes para Preservação Digital e Construção de Memória em Repositórios Institucionais
PALAVRAS-CHAVES: Memória Institucional. Repositórios Institucionais. Estratégias de Preservação Digital. Preservação de Documentos Digitais
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: O acesso à informação por tempo prolongado é disponibilizado nos repositórios das universidades pública são executar as estratégias que possibilita a preservação digital da memória institucional. Objetiva-se delinear diretrizes e estratégias de preservação digital em Repositórios Institucionais das universidades públicas nacionais e estrangeiras. Objetiva especificamente compreender se as diretrizes de preservação digital são executadas nos Repositórios Institucionais das universidades públicas nacionais e estrangeiras; analisar se há ações de preservação digital adotadas nos Repositórios Institucionais das universidades públicas nacionais e estrangeiras por suas políticas de informação e preservação; propor um modelo de diretrizes ao Repositório Institucional para a preservação digital da memória institucional. Caracteriza-se como um estudo de natureza descritiva procurando compreender e analisar diretrizes de preservação digital e explicativa pois indica fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência desse fenômeno. O método utilizado foi o quadripolar e a análise de conteúdo proposto por Bardin permitiu que as estratégias para preservação digital nos Repositórios Institucionais nacionais fossem analisadas pelo conteúdo das suas políticas.A classificação quanto à abordagem de pesquisa será a quanti-qualitativa que articula as dimensões quantitativa e qualitativa na análise dos dados. Classifica-se como bibliográfica e documental quanto ao método de pesquisa empregado na obtenção dos dados. Tem como universo da pesquisa a análise dos 51 websites dos Repositórios Institucionais nacionais indexados no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, no Directory of Open Access Repositories e no Registry of Open Access Repositories e pelo registro do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior contemplando as universidades públicas municipais, federais e estaduais segundo a categoria administrativa.Para as estrangeiras foi escolhido um número correspondente ao nacional na lista do Ranking Web of Repositorie. No Brasil ainda persiste nos repositórios institucionais a ausência de 15,5 % na divulgação, responsabilidades, políticas e estratégias adotadas de preservação digital, que não preenche requisitos mínimos para de preservação dos objetos digitais. Considera-se que os repositórios institucionais das universidades do Brasil necessitam de diretrizes de estratégias de preservação para garantir que a memória institucional seja preservada a longo prazo.
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA